PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Banca de DEFESA: JOSÉ GERALDO DA COSTA NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ GERALDO DA COSTA NETO
DATA: 14/12/2023
HORA: 10:00
LOCAL: ambiente virtual - Google Meet
TÍTULO: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS E PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA NO MODELO DE ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Concepções Pedagógicas, Educação Geográfica, Escola Cidadã Integral Técnica e Ensino de Geografia
PÁGINAS: 308
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
RESUMO: A construção desta pesquisa centrou-se em analisar as concepções pedagógicas no ensino de Geografia de duas escolas cidadãs integrais técnicas (ECIT) da rede estadual da Paraíba, enfocando a interferência do modelo pedagógico da “escola da escolha” nas práticas de ensino da disciplina escolar e no trabalho docente. Desse modo, partimos da perspectiva de que a Educação e a Pedagogia, entendendo esta última como ciência da primeira, não são neutras e sobremaneira apolíticas, isto porque, o processo de ensino/aprendizagem escolar envolve um conjunto de saberes necessários à prática docente, tanto da Pedagogia e suas áreas fronteiriças como a Filosofia, Sociologia, Psicologia, História, dentre outras, quanto da própria área específica que em nosso caso é a Geografia, ciência de referência, e disciplina escolar que tem sua autonomia na produção do conhecimento e, portanto, não se subjaz a Geografia produzida no âmbito acadêmico, diante disso, defendemos que elas são relacionais e complementares. Ademais, outro aspecto levado em consideração é que tais saberes geográfico-pedagógicos possuem bases epistemológicas que traduzem teorias e métodos científicos divergentes ou em simbioses que proporcionam concepções e posturas práticas perante os objetos do conhecimento que se diferenciam efetivamente na operacionalização da ação educacional. Para tanto, balizamos a seguinte problemática: Como as concepções pedagógicas do modelo de escola cidadã integral técnica da Paraíba orientam as práticas de ensino de Geografia e interferem no trabalho docente? Sendo assim, para respondermos a tal reflexão da prática docente, buscamos aprofundar os conhecimentos na Epistemologia da Práxis, tendo a Pedagogia e a Geografia como fontes latentes, seguindo a contento, lançamos mão sobre um apanhado de documentos oficiais que orientam teórico-metodologicamente as práticas de ensino/aprendizagem nas ECIT-PB, possibilitando assim a inferição dos desdobramentos da política educacional em curso. Para complementar a análise da referida pesquisa, encaminhada nas trilhas da abordagem qualitativa, utilizamos outros procedimentos operacionais, como a pesquisa bibliográfica concomitante a metodologia da análise documental segundo Cellard (2008), o trabalho de campo nas escolas investigadas nos valendo da observação direta do espaço e da realização de entrevistas semiestruturadas, das quais decorrem os registros das comunicações das falas dos(as) professores(as) de Geografia das escolas e dos(as) profissionais que compõe o núcleo de acompanhamento formativo das escolas cidadãs integrais da Paraíba, que foram ponderados a luz das etapas da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Além disso, o referencial teórico a qual imergimos, potencializou a inferência dos dados coletados (fontes documentais, trabalho de campo, entrevistas) como também na discussão analítica sobre os resultados obtidos ao fim da pesquisa. Por fim, destacamos que a pesquisa ocorreu em duas escolas cidadãs integrais técnicas de Ensino Médio que se localizam em cidades de mesorregiões paraibanas distintas. Desse modo, a ECIT-I, está situada na capital, João Pessoa na Zona da Mata e a ECIT-II em Campina Grande, segunda maior cidade do estado, no Agreste da Paraíba. Ambas as escolas apresentaram características que se entremeiam se tratando do modelo pedagógico da “escola da escolha” e sua lógica de funcionamento (gestão, valores, princípios, metodologias, arquitetura curricular) e outros que as particularizam no que se refere as condições de trabalho oferecidas pelo mantenedor público (estrutura física, materiais didáticos, entre outros) e principalmente pelas concepções geográfico-pedagógicas docentes que encontramos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 031.880.724-65 - LUIZ EUGÊNIO PEREIRA CARVALHO - UFCG
Interno - 1522682 - MARIA ADAILZA MARTINS DE ALBUQUERQUE
Externo à Instituição - PAULO SERGIO CUNHA FARIAS
Externo à Instituição - SÔNIA MARIA LIRA