PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: HERBERT COSTA DO REGO

DISCENTE: HERBERT COSTA DO REGO
DATA: 15/12/2023
LOCAL: ambiente virtual - Google Meet
TÍTULO: O ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS SURDOS: análise de práticas pedagógicas em escolas inclusivas e bilingues.
PALAVRAS-CHAVES: Geografia escolar; Geografia para surdos; educação bilíngue; inclusão escolar.
ÁREA: Geografia
RESUMO: Ao refletir sobre o ensino de Geografia para estudantes surdos em escolas inclusivas e bilingues, nossa pesquisa tem como objetivo principal analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores de Geografia em escolas bilíngues e inclusivas nos municípios de Campina Grande, Aroeiras e Gado Bravo no estado da Paraíba. Estas escolas são referência na educação de surdos no estado da Paraíba. Como objetivos específicos propomos resgatar elementos da história da legislação da educação para surdos; caracterizar as especificidades da educação inclusiva e da educação bilíngue com ênfase no ensino de Geografia; relacionar a Pedagogia Visual com o ensino de Geografia para surdos e identificar as práticas pedagógicas e recursos visuais utilizados no ensino de Geografia. Para fundamentar teoricamente este trabalho, nos respaldamos em autores como Gesser (2006), que trata da cultura surda como construção sóciohistórica e que se distingue da cultura ouvinte; Karnopp (2021) ao expor a relevância da escola e da necessidade de aprofundamento sobre educação bilíngue e cultura surda; ainda Lebedeff (2010) que investigou a concepção e o uso de estratégias de letramento visual na educação de alunos surdos, defendendo as práticas pedagógicas com base na experiência visual do surdo. No caso da Geografia, utilizamos as refexões de Callai, (2008) em suas abordagens sobre os temas desta disciplina que são essenciais para a compreensão especificidades dos sujeitos e do lugar onde vive. Com Santos Neto (2019) nos aproximamos das reflexões sobre a prática de ensino da Geografia pensada e praticada na Educação de Surdos tendo como base a Pedagogia Visual. Ainda utilizamos Pena (2018) que apresenta experèncias de escolas bilíngues e inclusivas. Em relação à metodologia da pesquisa, utilizamos uma abordagem qualitativa de carater exploratória, com base Gerhardt e Silveira (2009), para compreender os fenômenos sociais estudados a partir da perspectiva dos participantes da pesquisa através de técnicas como entrevista e análise de documentos. Os dados foram coletados a partir das entrevistas realizada com três professores de Geografia, sendo eles 2 de escolas bilíngue e 1 de escola inclusiva e de acompanhamento de aula em uma das escolas. Mediante a análise dos dados, chegamos à conclusão de que as práticas pedagógicas investigadas estão amplamente conectadas a uma Pedagogia Visual utilizadas no ensino de Geografia numa perspectiva bilíngue e contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia dos alunos surdos. Com isso, oportunizamos aos professores de Geografia reflexões e aprendizados referente às metodologias e práticas pedagógicas no ensino da Geografia para alunos surdos alicerçados em conhecimentos já existentes abordados a partir das experiências dos entrevistados e vivenciadas por alunos surdos com possibilidades de acesso a saberes geográficos.
Presidente - 031.880.724-65 - LUIZ EUGÊNIO PEREIRA CARVALHO - UFCG
Interno - 338016 - CARLOS AUGUSTO DE AMORIM CARDOSO