PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: LENIRA LINS DA SILVA

DISCENTE: LENIRA LINS DA SILVA
DATA: 07/02/2024
LOCAL: Auditório do Departamento de Geociências, Campus I - UFPB
TÍTULO: TERRITÓRIO E EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO: UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA DO ASSENTAMENTO DE REFORMA AGRÁRIA TIRADENTES/PB
PALAVRAS-CHAVES: Educação no/do campo, Território, Escola Tiradentes, Ensino de Geografia.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia Agrária
RESUMO: A educação no/do campo é uma dimensão da questão agrária que se apresenta complexamente no cenário atual. Observamos que a escola do campo assume um papel importante na constituição de uma identidade territorial em que os sujeitos constroem seus fazeres e saberes locais, sendo espaço de construção coletiva. Dessa forma, a educação no/do campo e as escolas do campo são resultados da territorialização do campesinato no campo das políticas públicas. Partindo deste aspecto, evidenciamos que essa modalidade de ensino é um paradigma em disputa, pois, se por um lado, é parte das reivindicações dos povos camponeses, por outro, as políticas educacionais são construídas para e sem o povo campesino. Buscamos nesta pesquisa, analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas na disciplina de Geografia na perspectiva da dimensão do território e dos fundamentos da educação no/do campo, na escola do assentamento Tiradentes, Mari – PB. o estudo parte de uma abordagem dialética e fenomenológica, que permitiu refletir sobre as representações materiais e simbólicas nesse território. A rigor, para adentramos nas discussões recorremos aos pressupostos teóricos de autores como Raffestin (1993), Haesbaert (2007), Bauman (2005), Hall (2005) e Almeida (2008), Leite (1999), Saviani (2013), Freire (1984), Caldart (2012), Molina (2014), Arroyo (2013, 2017) e Fernandes (1999). Em relação a coleta de informações utilizamos diferentes procedimentos metodológicos, tais como: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisas de campo. Esta última, permitiu a realização de entrevistas, observações e oficinas voltadas a produção de mapas mentais. Os resultados demonstram que a educação no/do campo é um processo em construção, na escola Tiradentes e apesar dos desafios, a unidade vem propondo um ensino de Geografia contextualizado com a realidade e identidade territorial local. Esclarecemos que as demandas institucionais e a falta de formação docente influenciam no desenvolvimento de práticas pedagógicas correlacionadas com as vivências e práticas do cotidiano, tornando-se um dos principais imbróglios, porém, a escola se coloca em luta e resistência ao propor um currículo escolar diferenciado, presente na organização do PPP. Evidenciamos a Geografia enquanto possibilidade de refletimos a dimensão do vivido na relação entre escola e território, no qual proporciona questionamentos, proposições e troca de saberes. Por fim, a pesquisa realizada, identificou que na escola Tiradentes, o ensino de Geografia é uma ponte para os discentes pensarem sua existência, resistência e rememorar do processo de luta que originou o seu território e a escola, entretanto, ainda requer um repensar e um olhar reflexivo sobre a prática pedagógica na disciplina de Geografia, no sentido de buscar fortalecer a educação no e do campo e a identidade territorial local.
Presidente - 1762569 - AMANDA CHRISTINNE NASCIMENTO MARQUES
Interno - 2047706 - JOSIAS DE CASTRO GALVAO