PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: JOANNA CÉLIA RODRIGUES OLIVEIRA

DISCENTE: JOANNA CÉLIA RODRIGUES OLIVEIRA
DATA: 22/02/2024
LOCAL: Defesa por meio virtual
TÍTULO: DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS E EXPANSÃO URBANA EM PETROLINA/PE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA MORFOLOGIA URBANA
PALAVRAS-CHAVES: desigualdade socioespacial; expansão urbana; morfologia urbana.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia Urbana
RESUMO: O espaço urbano contemporâneo brasileiro apresenta, atualmente, características nunca vistas antes, estas, calcadas no processo de mundialização que, por sua vez, redefine o papel das cidades médias acrescentando a elas, uma importância para a consolidação econômica que ultrapassa o âmbito local/regional. Nesse contexto, a produção do espaço urbano apresenta, a partir da análise da sua morfologia – nessa pesquisa compreendida enquanto a junção da forma e do conteúdo urbano – características que apontam para uma fragmentação do espaço que pode ser apreendida a partir das suas desigualdades socioespaciais, que adquirem características únicas diante do contexto de cidades ligadas à produção do agronegócio. Tais contradições são o resultado da ação de diferentes agentes produtores do espaço que atuam a partir dos seus interesses, que apresentam a dialética criada entre o valor de uso e o valor de troca, no contexto do capitalismo financeiro. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo analisar as desigualdades socioespaciais na cidade média de Petrolina (PE), aqui entendida sob o olhar da morfologia urbana. O método de análise escolhido é o materialismo histórico-dialético, porque possibilita compreender a realidade em suas múltiplas determinações, com o objetivo de alcançar a concretude. As técnicas de análise distribuem-se em: I – levantamento bibliográfico teórico das principais categorias de análise aqui mobilizadas, a saber: a produção do espaço urbano; morfologia urbana; desigualdade urbana; habitações de interesse social; empreendimentos residenciais fechados; as periferias. II – Levantamentos de dados a partir da consulta aos órgãos públicos municipais da cidade de Petrolina (PE); Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Notícias de sites e empresas locais e regionais; III – Trabalhos de campo realizados na cidade de Petrolina. As análises demonstraram que a expansão urbana da cidade de Petrolina (PE), realiza-se, a medida em que aprofunda diferentes formas de desigualdade, beneficiando, nesse processo, os interesses do mercado imobiliário em conluio com o poder público e à revelia das pessoas com baixo poder aquisitivo.
Presidente - 3007583 - ALEXANDRE SABINO DO NASCIMENTO
Interno - 337195 - DORALICE SATYRO MAIA