PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Banca de DEFESA: JOANNA LUÍSA BARROS DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOANNA LUÍSA BARROS DOS SANTOS
DATA: 26/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: ambiente virtual - Google Meet
TÍTULO: O LÚDICO NA GEOGRAFIA: a produção sobre jogo no séc. XXI
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Geografia, Educação Lúdica, Metodologias de Ensino.
PÁGINAS: 84
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
RESUMO: Explorar a educação geográfica toca diversas subáreas, como formação docente, saberes e práticas, teorias e metodologias, e a história da geografia escolar e acadêmica. Nesse universo temático, a Educação Lúdica e a aprendizagem baseada em jogos aparecem como alternativa para renovar e diversificar os métodos de ensino de Geografia, abordados tanto da esfera metodológica quanto de recursos didáticos. A temática da presente pesquisa se relaciona diretamente com a Geografia, pois analisa a produção acadêmica que une Educação Lúdica à Educação Geográfica ao longo das duas primeiras décadas do século corrente, através do jogo. Esta pesquisa bibliográfica, de caráter quantitativo, teve como objetivo geral mapear teses e dissertações produzidas no Brasil de 2001 a 2020, com foco na discussão sobre Educação Lúdica por meio do jogo relacionado à Geografia. Os objetivos específicos envolveram a revisão de teorias e conceitos, contextualização do período e a análise de elementos dos textos levantados. Utilizando procedimentos de revisão em referenciais teóricos e conceituais, juntamente com um mapeamento sistemático em teses e dissertações, a pesquisa revelou a crescente no volume de textos na segunda década do período, com 2019 sendo o ano mais prolífico em publicações. A distribuição geográfica das obras mostrou uma predominância no eixo Sudeste-Sul, com ausência de documentos para a região Norte. As palavras-chave evidenciaram a conexão com a Geografia, cartografia, tecnologias e ensino, refletindo uma interpretação multifacetada do jogo. Quanto aos perfis de abordagem, os mais recorrentes foram reflexão teórica, criação de jogos, relato de uso de jogos e avaliação de jogos, sendo a maioria dos documentos caracterizada em perfis mistos com mais de uma abordagem. Esses resultados proporcionam uma compreensão abrangente da produção acadêmica sobre Educação Lúdica e jogos relacionados à Geografia no contexto brasileiro.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 031.880.724-65 - LUIZ EUGÊNIO PEREIRA CARVALHO - UFCG
Interno - 1008185 - LENILTON FRANCISCO DE ASSIS
Externo à Instituição - TAIS PIRES DE OLIVEIRA