PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Banca de DEFESA: MAYANNE GOMES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYANNE GOMES DA SILVA
DATA: 27/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório da Geografia - CCEN/UFPB
TÍTULO: A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA UFPB: O OLHAR DOS EGRESSOS SOBRE O CURRÍCULO DE 2016
PALAVRAS-CHAVES: Formação de professores; Geografia; Currículo; Projeto Pedagógico de Curso; Egressos; Reforma curricular.
PÁGINAS: 111
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
RESUMO: A formação de professores se tornou pauta nos debates políticos e acadêmicos diante das várias políticas destinadas às reformas curriculares dos cursos de licenciaturas, tais como as promovidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de 2002. Diante desse cenário, o curso de Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que, até então, formava professores de modo complementar à formação de geógrafos bacharéis, passou por uma reforma curricular que culminou com a criação independente do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em 2016. O novo PPC apresenta bons avanços formativos na sua estrutura curricular como a oferta do componente Metodologia do Ensino em Geografia, as Práticas como Componentes Curriculares e a ampliação dos Estágios Supervisionados de Ensino. Porém, o currículo prescrito é recontextualizado e transformado pelos sujeitos envolvidos nos processos formativos em currículo praticado, nem sempre atingindo as metas formativas designadas nos documentos oficiais. Nesse sentido, o objetivo do trabalho foi analisar a formação inicial do professor de Geografia na UFPB a partir do olhar dos egressos sobre o currículo de 2016. Para tanto, considera-se que a formação inicial de professores é o momento da construção de uma base sólida de conhecimentos a partir da articulação teoria-prática que possibilita a reflexão-ação-reflexão da prática profissional. A investigação seguiu a abordagem qualitativa para a pesquisa em educação do tipo estudo de caso. Adotou os seguintes procedimentos metodológicos: análise bibliográfica e documental; aplicação de questionários; e realização de entrevistas semiestruturadas com os egressos do currículo de 2016 que constituíram os sujeitos da pesquisa. A análise de conteúdo foi a técnica utilizada para a sistematização e inferência dos dados e informações que produziram os resultados. Desse modo, o olhar dos egressos sobre o currículo revelou mudanças e permanências, avanços e problemas na formação inicial do professor de Geografia da UFPB.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1008185 - LENILTON FRANCISCO DE ASSIS
Interno - 031.880.724-65 - LUIZ EUGÊNIO PEREIRA CARVALHO - UFCG
Externo ao Programa - 2560868 - JOEL SILVA DOS SANTOS
Externo à Instituição - RODRIGO BEZERRA PESSOA