PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA (CCEN - PPGF)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: MARILIA SANTOS MELO DE BARROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARILIA SANTOS MELO DE BARROS
DATA: 30/07/2018
LOCAL: Auditório II
TÍTULO: Teoria do ruído e fenômenos de interferência quântica em nanoestruturas quirais
PALAVRAS-CHAVES: Método diagramático, bilhar de Dirac caótico, potência do ruído de disparo, localização fraca, crossover
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Dedicamos esta tese a investigacao das propriedades universais do transporte eletronico em sistemas mesoscopicos. A relevancia da investigacao, tanto do ponto de vista da fisica teorica quanto experimental, decorre de avancos recentes no confinamento controlavel e na formacao de nanoestruturas mesoscopicas, com enfase acentuada em sistemas universais baseados em grafeno. Os efeitos de borda podem gerar efeitos caoticos de tal modo que as investigacoes podem conter elementos caoticos de modo a trata-los como bilhares quanticos. Os desdobramentos do confinamento incluem efeitos observaveis devido a interferencia quantica produzida pelo transporte eletronico. Em nivel teorico, introduzimos a simetria quiral em cavidades caoticas balisticas gerando os chamados bilhares caoticos de Dirac. Para essa abordagem analitica exata, utilizamos inicialmente o metodo diagramatico proposto por Brouwer e Beenakker e construimos uma teoria generalizada de integracao sobre o grupo unitario. Todo calculo incorpora o efeito do caos mediante o uso da teoria de matrizes aleatorias. Em particular, calculamos observaveis fisicos de transporte, tais como, a condutancia e a potencia do ruido de disparo. Apresentamos resultados exatos para os observaveis de transporte relevantes em bilhares de Dirac Caoticos e, posteriormente, comparamos com os resultados dos bilhares de Schrodinger, exibindo as peculiaridades concernentes as classes universais quirais e as classes de Wigner-Dyson. Nesse ambito, apresentamos o estudo do crossover do ensemble circular ortogonal para o ensemble circular unitario e a razao da correcao de localizacao fraca para a potencia do ruido de disparo e para a condutancia do bilhar de Dirac.
Externo à Instituição - AILTON FERNANDES DE MACEDO JUNIOR
Interno - 6332381 - DIONISIO BAZEIA FILHO