PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA (CCEN - PPGF)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: ITALLO COSTA FONSECA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ITALLO COSTA FONSECA
DATA: 14/07/2017
LOCAL: Auditório I
TÍTULO: Aspectos quânticos de um átomo com momento de quadrupolo magnético interagindo com campos elétricos
PALAVRAS-CHAVES: Momento de quadrupolo magnético, equação biconfluente de Heun, equação hipergeométrica confluente, quantização de Landau, fase geométrica quântica, efeitos de rotação
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física da Matéria Condensada
RESUMO: Nesta tese, introduzimos uma descricao quantica de um atomo com momento de quadrupolo magnetico em movimento interagindo com campo eletrico externo. Esta linha de estudo insere-se no ambito da obtencao de solucoes de estado ligado, analogo da quantizacao de Landau, fase geometrica quantica, correntes persistentes, condutividade Hall quantica, efeitos de rotacao, dentre outras propriedades que permitem compreender as informacoes contidas nesse sistema. Sob esse panorama, inicialmente apresentamos uma discussao sobre o surgimento de solucoes de estado ligado da equacao de Schrodinger devido a presenca de um potencial tipo-Coulomb induzido pela interacao entre o momento de quadrupolo magnetico em movimento em um campo eletrico radial. Por outro lado, outros potenciais confinantes tambem serao discutidos neste trabalho. Ao longo dessa descricao quantica, nota-se o surgimento de uma fase geometrica quantica na funcao de onda do atomo com momento de quadrupolo magnetico. Nesse sentido, determinamos a fase geometrica quantica de Aharonov-Anandan e, tambem, um analogo do efeito Aharonov-Bohm escalar proposto originalmente para uma particula neutra. Nessa tese, usamos a dualidade nos campos e a hipotese da existencia de uma corrente magnetica e, entao, mostra-se que a fase geometrica quantica surge devido a interacao entre o momento de quadrupolo magnetico e um campo eletrico gerado por uma densidade de corrente magnetica J ⃗_m. Em uma outra perspectiva, confinamos o atomo em questao a uma parede de potencial de modo que se tornou possivel obter uma dependencia dos niveis de energia desse sistema com a fase geometrica quantica e, a partir disso, determinou-se correntes persistentes para o sistema em analise. Apresentamos, tambem, as condicoes que devem ser impostas nos campos externos a fim de obtermos um analogo da quantizacao de Landau para o momento de quadrupolo magnetico. Uma vez satisfeita a quantizacao de Landau, pode-se determinar os niveis de Landau para o atomo com momento de quadrupolo magnetico e um analogo da frequencia ciclotron. Outras analises associadas ao confinamento de um sistema analogo de Landau foram realizadas onde notou-se uma modificacao no espectro de energia e uma quebra de degenerescencia. Alem disso, o analogo da frequencia ciclotron e modificada e os possiveis valores dessa frequencia sao determinadas pelos numeros quanticos associados com os modos radiais, momento angular e pelos parametros associados com os potenciais confinantes de modo que solucoes de estado ligado sao obtidas. Considerando o atomo com momento de quadrupolo magnetico como uma particula escalar, ou seja, uma particula sem spin, discute-se o sistema analogo de Landau sob o efeito de rotacao. Em tal analise, mostra-se que os efeitos de rotacao modificam a frequencia ciclotron e quebram a degenerescencia do analogo dos niveis de Landau. Por fim, investigamos os efeitos de rotacao, sobre o nosso atomo em questao, que interage com um campo eletrico radial em um anel quantico bidimensional, onde mostra-se que um potencial tipo-Coulomb e um potencial tipo-linear surgem a partir da interacao entre o momento de quadrupolo magnetico e o campo eletrico radial em um referencial com rotacao.
Interno - 1254368 - CLAUDIO BENEDITO SILVA FURTADO
Externo à Instituição - EDUARDO MARCOS RODRIGUES DOS PASSOS