PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA (CCEN - PPGF)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: EDINARDO IVISON BATISTA RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDINARDO IVISON BATISTA RODRIGUES
DATA: 31/07/2017
LOCAL: Auditório I
TÍTULO: Estruturas Localizadas em Materiais Magnéticos e em Supercondutores
PALAVRAS-CHAVES: campo escalar, skyrmions, equações de primeira ordem, anisotropia de massa, momento magnético
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física da Matéria Condensada
RESUMO: Neste trabalho investigamos modelos que suportam estruturas localizadas em materiais magneticos e supercondutores. O estudo foi dividido em duas partes, denominadas de “Topicos em Teoria Classica de Campos e Modelos de Estruturas Tipo Skyrmion” e “Propriedades do Estado de Helicidade Zero na Interface LaAlO3/SrTiO3”. Na primeira parte descrevemos um procedimento para investigar estruturas localizadas em materiais magneticos com o uso de um unico campo escalar real, onde modelamos e resolvemos o problema analiticamente. Usamos as solucoes obtidas para mostrar que estruturas simetricamente esfericas podem mapear excitacoes topologicas em materiais magneticos em duas dimensoes espaciais. Vimos, entao, que tais estruturas sao do tipo skyrmion e suas variadas formas estao associadas aos diversos modelos de potenciais polinomiais estudados. Na segunda parte do trabalho estudamos algumas propriedades formadas na interface do composto LaAlO3/SrTiO3. Partimos de uma energia livre com anisotropia de massa e descrevemos uma formulacao dupla para a energia cinetica. Tal formulacao foi obtida pela formula de Lichnerowicz-Weitzenbock, a qual nos permitiu obter solucoes diretas da lei de Ampere atraves de equacoes de primeira ordem. A partir disso descrevemos o estado eletronico supercondutor formado na interface LaAlO3/SrTiO3 por um parametro de ordem de duas componentes com helicidade zero que, portanto, quebra a simetria de paridade da energia cinetica. Os estados resultantes sao excitacooes topologicas cujas estruturas sao skyrmions e vortices que resultam em um momento magnetico transversal devido a anisotropia de massa. Neste trabalho investigamos modelos que suportam estruturas localizadas em materiais magneticos e supercondutores. O estudo foi dividido em duas partes, denominadas de “Topicos em Teoria Classica de Campos e Modelos de Estruturas Tipo Skyrmion” e “Propriedades do Estado de Helicidade Zero na Interface LaAlO3/SrTiO3”. Na primeira parte descrevemos um procedimento para investigar estruturas localizadas em materiais magneticos com o uso de um unico campo escalar real, onde modelamos e resolvemos o problema analiticamente. Usamos as solucoes obtidas para mostrar que estruturas simetricamente esfericas podem mapear excitacoes topologicas em materiais magneticos em duas dimensoes espaciais. Vimos, entao, que tais estruturas sao do tipo skyrmion e suas variadas formas estao associadas aos diversos modelos de potenciais polinomiais estudados. Na segunda parte do trabalho estudamos algumas propriedades formadas na interface do composto LaAlO3/SrTiO3. Partimos de uma energia livre com anisotropia de massa e descrevemos uma formulacao dupla para a energia cinetica. Tal formulacao foi obtida pela formula de Lichnerowicz-Weitzenbock, a qual nos permitiu obter solucoes diretas da lei de Ampere atraves de equacoes de primeira ordem. A partir disso descrevemos o estado eletronico supercondutor formado na interface LaAlO3/SrTiO3 por um parametro de ordem de duas componentes com helicidade zero que, portanto, quebra a simetria de paridade da energia cinetica. Os estados resultantes sao excitacooes topologicas cujas estruturas sao skyrmions e vortices que resultam em um momento magnetico transversal devido a anisotropia de massa.
Externo à Instituição - ANTONIO MURILO SANTOS MACEDO
Externo à Instituição - ANTONIO RODRIGUES DE CASTRO ROMAGUERA