PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E MONITORAMENTO AMBIENTAL (PPGEMA)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALLAN OLIVEIRA BARRETO CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALLAN OLIVEIRA BARRETO CARVALHO
DATA: 31/05/2022
LOCAL: Apresentação remota
TÍTULO: AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO DERRAMAMENTO DE ÓLEO NOS PEIXES-BOIS-MARINHOS (Trichechus manatus), ECOSSISTEMAS COSTEIROS E AS IMPLICAÇÕES NA SAÚDE PÚBLICA
PALAVRAS-CHAVES: Derramamento de petróleo, bioacumulação, hidrocarbonetos, genotoxicidade, peixe-boi-marinho, ecossistemas costeiros.
RESUMO: Em agosto de 2019, o litoral do Nordeste foi atingido pelo maior desastre ambiental provocado por vazamento de petróleo na história do país. Assim torna-se de grande relevância avaliar a magnitude do impacto na saúde das populações dos organismos aquáticos e ecossistemas costeiros. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo diagnosticar o impacto do derramamento de óleo nos peixes-bois marinhos, ecossistemas costeiros e as implicações em termos de saúde pública. Para isso serão realizadas coletas de sangue dos peixes-bois marinhos (Trichechus manatus), tainhas (Mugil curema) e hemolinfa dos mariscos (Anomalocardia brasiliana). As amostras serão submetidas a pesquisa de genotoxicidade (teste do micronúcleo). Para ampliar o diagnóstico, será realizado avaliações estruturais das florestas de mangues, utilizando os parâmetros diâmetro do tronco à altura do peito (DAP), densidade (viva e morta), área basal (viva e morta), herbivoria foliar, altura média das árvores, quantidade e altura das raízes adventícias anômalas (Avicennia germinanse e Laguncularia racemosa) e rizóforos anômalos (Rhizophora mangle) que não tocam ao chão. Nas avaliações dos arrecifes, pradarias de fanerógamas e bancos de macroalgas, serão percorridos transectos predefinidos para cada ecossistema com propósito de identificar evidências de óleo. Os resultados servirão como subsidiar a elaboração de políticas públicas e quando oportuno, medidas mitigatórias, bem como na colaboração das ações previstas no Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Peixes-Bois-Marinhos.
Presidente - 858.346.025-68 - JOÃO CARLOS GOMES BORGES - UFPB
Externo à Instituição - DANIEL ALVARES SILVEIRA DE ASSIS