PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E MONITORAMENTO AMBIENTAL (PPGEMA)

Not informed

Banca de DEFESA: LAIS BARBOSA SILVA

DISCENTE: LAIS BARBOSA SILVA
DATA: 20/04/2023
LOCAL: SALA DE VÍDEO DO CCSA - CAMPUS I
TÍTULO: PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS AGENTES ECONÔMICOS ACERCA DA POLUIÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GRAMAME
PALAVRAS-CHAVES: Bacia Hidrográfica do Rio Gramame. Percepção ambiental. Valoração Ambiental.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO: O Rio Gramame é um dos mais importantes da zona costeira da Paraíba e é represado para o abastecimento da grande João Pessoa, sendo responsável por mais de 70% do fornecimento de água da cidade. A Bacia Hidrográfica do Rio Gramame (BHRG) compreende parcialmente os municípios de Alhandra, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Santa Rita, São Miguel de Taipu e Pedras de Fogo. Esses municípios juntos responderam em 2020 por aproximadamente 40% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado da Paraíba, e por aproximadamente um terço da população do estado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2021). O entorno da BHRG é altamente utilizado para o cultivo de cana, desde a nascente até à Barragem e no Baixo Gramame e também recebe uma grande carga de efluentes do maior Distrito Industrial da Paraíba. A BHRG encontra-se em elevado grau de degradação, contaminada por metais pesados. Esta pesquisa teve por objetivo central capturar a percepção dos agentes econômicos acerca dos serviços ambientais ofertados pela BHRG. Para tanto, fora utilizada uma abordagem de cunho quali-quantitativo com o objetivo de mensurar a percepção dos agentes, através da construção de uma curva de demanda delineada a partir da disposição a pagar (DAP) pela qualidade ambiental da água da BHRG, via do Método de avaliação contingente (MAC) e do modelo probabilístico Logit. A pesquisa foi feita através da aplicação de questionários sob a hipótese de que os moradores do entorno da BHRG com sua vivência cotidiana com o meio natural poderiam apresentar noções sobre poluição, ter forte ligação com a natureza e interesse em protegê-la. Os resultados evidenciaram que apenas 26,69% dos respondentes aceitaram a hipótese de pagar pela preservação da qualidade da água. O valor econômico total anual estimado através do modelo logit para os benefícios ofertados pela Valoração ambiental da BHRG é de R$51.771.340,80 e se considerar que toda a população da amostra possa arcar o pagamento, esse valor seria R$ 199.120.717. Valor este que poderia ser investido para manutenção, conservação e preservação da Bacia Hidrográfica do Rio Gramame. Percebe-se que os respondentes têm baixa percepção dos benefícios da bacia e de uma abrangência mais limitada, a produção de água, evidenciando uma pouca educação ambiental e percepção de ecossistemas.
Presidente - 1488475 - MARCIA BATISTA DA FONSECA
Externo ao Programa - 3977265 - PATRICIA ARAUJO AMARANTE