PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Not informed

Banca de DEFESA: RAQUEL KAROLINE CARVALHO DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAQUEL KAROLINE CARVALHO DE SOUSA
DATA: 23/05/2022
LOCAL: Sala Virtual PPGA
TÍTULO: DIGITALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS, AMBIDESTRIA E GOVERNANÇA PÚBLICA: EVIDÊNCIAS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO FEDERAL DO PIAUÍ
PALAVRAS-CHAVES: Governança Pública; Digitalização do Serviços, Ambidestria.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Este estudo tem como objetivo geral analisar como ocorrem as interações entre digitalização dos serviços, ambidestria e governança pública no Hospital Universitário Federal do Piauí (HUUFPI). A estratégia de pesquisa utilizada foi de estudo de caso, cujos sujeitos são empregados do HU-UFPI, alocados na Superintendência e nas três gerências, em que é subdividida a sua administração, a saber: Gerência de Ensino e Pesquisa, Gerência Administrativa e Gerência de Atenção à Saúde, nos níveis estratégico, tático e operacional. Como técnicas de coleta de dados foram utilizadas revisão sistemática da literatura, entrevista semiestruturada, observação direta e análise de documentos. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo, com a colaboração do software Atlas. Ti 9.0. Como resultados, foi possível observar que os mecanismos atrelados ao modelo de gestão da Governança Pública estimulam o uso de estratégias de inovação (exploration, exploitation), que influenciam a digitalização. Esta, por sua vez, coaduna-se com a ambidestria, o que propicia um melhor desempenho na gestão pública. Esta pesquisa amplia o campo teórico da inovação, especificamente da digitalização dos serviços na administração pública. Em modos práticos, esta pesquisa, frente aos resultados obtidos, auxiliará na compreensão dos gestores públicos para implantação e uso das estratégias da inovação na Governança Pública.
Interno - 1331488 - ALDO LEONARDO CUNHA CALLADO
Presidente - 1554223 - ANDRE GUSTAVO CARVALHO MACHADO