PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Not informed

Banca de DEFESA: VITÓRIA DA CONCEIÇÃO DE ANDRADE CASTRO

DISCENTE: VITÓRIA DA CONCEIÇÃO DE ANDRADE CASTRO
DATA: 30/05/2023
LOCAL: meet.google.com/cko-bqqh-caf
TÍTULO: QUALIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL, RISCO DE CRASH E SENTIMENTO DO INVESTIDOR
PALAVRAS-CHAVES: Risco de Crash; Sentimento do Investidor; Qualidade da Informação Contábil; Gerenciamento de Resultados; Conservadorismo Contábil.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: O risco de crash pode ser definido como uma assimetria negativa na distribuição de retornos de uma firma específica e, além da abordagem tradicional atrelada aos modelos de racionalidade com informação completa agregada, sua investigação pode seguir a perspectiva das finanças comportamentais e dos modelos que pressupõem a racionalidade com informação incompleta agregada. A presente pesquisa segue essas duas abordagens, trazendo à analise o sentimento do investidor e a qualidade da informação contábil. Desse modo, teve-se como objetivo examinar de que maneira as oscilações no sentimento do investidor causadas por limitações na qualidade da informação contábil influenciam o risco de crash no mercado acionário brasileiro. Nesse sentido, há um aspecto inovador, ao se propor a análise desses aspectos no contexto do mercado acionário brasileiro, visto que as pesquisas envolvendo risco de crash são, em sua maioria, voltadas aos países do continente asiático. Assim, a partir de uma amostra de 308 empresas listadas na B3, o risco de crash foi mensurado a partir das variáveis NCSKEW e DUVOL, baseadas nos retornos semanais, e o sentimento do investidor, por sua vez, foi calculado em nível de firma e em nível de mercado, sendo esta última forma de mensuração para obtenção de robustez aos resultados. A qualidade da informação contábil foi representada pelo gerenciamento de resultados e pelo conservadorismo contábil, calculados a partir dos accruals discricionários e da medida c_score, respectivamente. A partir disso, os parâmetros dos modelos econométricos foram estimados por GMM-Sis. Os resultados das estimações indicam que o sentimento do investidor somente causa efeito sobre o risco de crash quando mensurado em nível de mercado, perdendo seu poder explicativo quando considerado em nível de firma. Quanto aos fatores da qualidade da informação contábil, comprovou-se não possuírem efeitos significantes sobre o sentimento do investidor e sua relação com o risco de crash. Diante disso, entende-se que os fatores abordados pelas finanças comportamentais possuem maior influência sobre o mercado quando comparados aos elementos racionais aqui abordados. Assim, há a expectativa de que os resultados alcançados possam contribuir para a expansão do tema no Brasil, além de trazer compreensão e entendimento crítico sobre a importância dos fatores subjetivos e de sentimento nas decisões dos investidores e, no ambiente corporativo, a relevância de levar em conta tais fatores em suas estratégias.
Interno - 1848107 - CASSIO DA NOBREGA BESARRIA
Presidente - 1455546 - MARCIO ANDRE VERAS MACHADO