PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: THIAGO DO NASCIMENTO
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO DO NASCIMENTO
DATA: 24/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/ycx-pmip-zba
TÍTULO: GESTÃO FUNDAMENTADA EM DADOS NA GRADUAÇÃO EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR: UM OLHAR SOCIOTÉCNICO
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Fundamentada em dados. Abordagem Sociotécnica. Liderança. Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).
PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: A presente pesquisa teve por objetivo investigar a percepção das lideranças das IFES sobre
a implementação da gestão fundamentada em dados como estratégia para melhoria da
gestão da graduação à luz da ótica sociotécnica. À vista disso, buscamos identificar os
principais desafios, impactos e níveis de conhecimento e habilidades técnicas das
lideranças em relação a implementação da gestão fundamentada em dados nas IFES.
Inicialmente, realizamos uma revisão da literatura para refletirmos sobre o fenômeno a partir
da perspectiva sociotécnica. Aplicamos a abordagem qualitativa de pesquisa, uma vez que
visa analisar e compreender o cotidiano das pessoas e suas práticas, isto é, significados,
comportamentos, experiências, cosmovisões, relações e contextos. Para isso, utilizamos
entrevistas com roteiro semiestruturado com 13 lideranças, de diferentes regiões (Norte,
Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste) do Brasil, a saber: dez Pró-reitores (as) de
Graduação, dois Coordenadores (as) do Observatório de Dados da Graduação (ODG) e um
Diretor (a) de Avaliação Institucional (CPA). Para analisar os dados, optamos por utilizar a
Análise de Conteúdo (AC). Para isso, utilizaremos o modelo conceitual apresentado no
referencial teórico, baseado em Vidgen, Shaw e Grant (2017), como estrutura inicial de
categorias sociotécnicas envolvendo Pessoas, Tecnologia, Organização e Processos,
visando especificar e/ou estabelecer estruturas de relações possíveis entre fenômenos e
conceitos. Os resultados mostram que as lideranças das IFES estão cada vez mais
engajadas em implementar a gestão fundamentada em dados como estratégia para a
gestão da graduação. Contudo, a falta de uma cultura organizacional orientada a dados, de
conscientização e convencimento das lideranças sobre a importância do uso dos dados, de
adoção de plataformas tecnológicas e/ou SI emergentes de suporte à tomada de decisão,
de padronização das ferramentas analíticas, de definição dos processos de trabalho, isto é,
papéis e tarefas e dos fluxos (direcionamento) das informações, atrelada a carência de
recursos humanos, têm dificultado o processo de implementação da gestão fundamentada
em dados nas IFES. No entanto, alguns impactos já são percebidos pelas lideranças
relacionados às boas práticas de uso de dados, tais como: melhoramento ou atualização do
Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI e dos Projetos Políticos Pedagógicos do curso
- PPP, criação de observatórios de dados da graduação, melhoria dos indicadores da
graduação (e.g. taxa de sucesso da graduação, índices de evasão e retenção), entre outros.
À vista disso, a presente pesquisa apresenta os desafios e caminhos para a prática da
gestão fundamentada em dados nas IFES, considerando as dimensões sociotécnicas,
servindo como orientação para as lideranças que desejam iniciar ou aprimorar a prática em
sua instituição. De uma perspectiva teórica, o trabalho revela e reforça evidências sobre os
fatores que influenciam na implantação da gestão fundamentada em dados como estratégia
para a melhoria do desempenho organizacional.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2760183 - FLAVIO PERAZZO BARBOSA MOTA
Presidente - 1716289 - JOSE JORGE LIMA DIAS JUNIOR
Interno - 2115825 - PEDRO JACOME DE MOURA JUNIOR