PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DUILIO DA SILVA OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DUILIO DA SILVA OLIVEIRA
DATA: 13/12/2018
LOCAL: UFPB - Universidade Federal da Paraiba
TÍTULO: Messianismo em terras brasileiras: ressurreição de Sinésio, o messias sertanejo
PALAVRAS-CHAVES: Milenarismo – Sebastianismo – Sinésio - Sertão
RESUMO: Esta dissertação versa sobre o milenarismo sertanejo presente no Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do sangue do Vai-e-Volta, de Ariano Suassuna. O objetivo principal se voltou na investigação do fenômeno sebastianista em terras brasileiras, sendo o sertão nordestino cenário para o desenrolar do romance. Assim, traçamos uma linha histórica entre os acontecimentos em Portugal (século XVI e XVII), com a morte de D. Sebastião e a lenda do seu retorno, algumas teorias milenaristas até o romance de Suassuna com a personificação do messianismo pelo Rapaz-do-Cavalo-Branco. No desenvolvimento da pesquisa, alguns teóricos foram essenciais na fundamentação das teorias levantadas, contribuições de Ricoeur (hermenêutica-fenomenológica), Delumeau (messianismo), Hermann (sebastianismo) dentre outros teóricos. A análise da obra se deu em quatro etapas: na primeira temos gênero e estrutura. Segunda, a discussão sobre a teoria milenarista e seu caráter hermenêutico-fenomenológico. Terceira, o messianismo em Portugal e no Brasil, com foco no interior do nordeste, no Estado de Pernambuco. Por fim, na quarta etapa, a concretização da profecia messiânica no romance e o desenrolar místico daquele fato perante a população residente naquele cenário.
Presidente - 2884093 - SUELMA DE SOUZA MORAES
Interno - 338011 - CARLOS ANDRE MACEDO CAVALCANTI