PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JEANE ODETE FREIRE DOS SANTOS CAVALCANTI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEANE ODETE FREIRE DOS SANTOS CAVALCANTI
DATA: 12/03/2019
LOCAL: Centro de Educação, UFPB
TÍTULO: RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL E DA ESPIRITUALIDADE NA PROMOÇÃO DE SAÚDE DOS COLABORADORES DO NUCOM-IESP, ATRAVÉS DAS PRÁTICAS DE ALONGAMENTO, MASSAGEM E MEDITAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Educação Emocional. Espiritualidade. Saúde. Saúde integral.
RESUMO: O presente trabalho se propõe a fazer uma análise sobre a relevância da Educação Emocional e da espiritualidade para promoção de saúde dos colaboradores do Núcleo de Comunicação e Marketing - NUCOM do Instituto Superior da Paraíba. Observamos possibilidades de multiperspectivas da fé na superação das doenças ditas incuráveis, uma vez que a espiritualidade tem se apresentado como algo que existe e se coloca como parceira direta da saúde. Também são vários os estudos que apresentam suas perspectivas voltadas para as questões relacionadas com as emoções. Entretanto, não há intenção de interferir na fé alheia, mas buscar o entendimento sobre o assunto, para compreender a relação existente entre a educação emocional e como esta interfere na espiritualidade como instrumentos para trabalhar o ser humano dentro da visão de ser integral. Autores aqui propostos fundamentam os estudos das Ciências das Religiões, seu Politeísmo metodológico, construindo assim um arcabouço teórico para viabilizar os estudos. Contextualizamos os fundamentos das emoções e viabilizamos a compreensão das PIC’s como sendo ferramenta de regulação emocional. Justificamos nossa pesquisa com sua natureza qualitativa, escolhida através de uma abordagem fenomenológica como metodologia do trabalho visto não dissociar as emoções e a espiritualidade e as multiperspectivas do enfrentamento das doenças crônicas e busca por saúde. Situação que associada à necessidade de compreender como as angústias do espírito são influenciadoras na qualidade de vida das pessoas, mesmo quando estas estão sentenciadas ao comprometimento do direito à vida saudável, mediante diagnósticos confirmados de doenças crônicas. Como Campo de pesquisa, utilizamos o Projeto de Extensão em Alongamento, massagem e meditação do IESP, fizeram parte da pesquisa todos os colaboradores lotados no NUCOM. No qual aplicamos instrumentos para produção de dados, incluindo aplicação de Mandala Terapia para diagnosticar as características emocionais dos indivíduos participantes, faremos a aplicação de um questionário para identificação das caracterizas individuais, identificação com o trabalho e questões relacionadas a saúde.
Presidente - 1353258 - FABRICIO POSSEBON
Interno - 338288 - ELISA PEREIRA GONSALVES