PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSILENE SILVA DA CRUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSILENE SILVA DA CRUZ
DATA: 18/06/2019
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO: Espiritualidade e logo-educação: fundamentos noológicos para o ensino religioso
PALAVRAS-CHAVES: Logo-educação. Resiliência. Espiritualidade. Ensino Religioso
PÁGINAS: null
RESUMO: Com o intuito de apresentar a relevância e ao mesmo a pertinência em tratar da teoria frankliana em âmbito educacional e também no contexto da saúde, a presente tese articula os vieses antropológico-psicológico-filosófico presentes na Logoterapia de Viktor Frankl aplicando-os ao âmbito da educação denominada Logo-educação. A apreensão dos pressupostos da referida teoria demonstra que a possibilidade de desenvolver a resiliência em todas as fases da educação torna-se imprescindível para a superação do vazio existencial tão presente nos dias atuais. Na perspectiva da presente tese pode-se encontrar nuances do que Freitas (2017) denomina de “Pedagogia do sentido”, mas que focaliza no componente curricular do Ensino Religioso, os fundamentos da dimensão noológica como uma proposta adequada para a epistemologia do referido componente. Desse modo, o texto encontra-se estruturado em capítulos que versam sobre: espiritualidade e resiliência; o sentido de vida nas pesquisas em Ciência(s) da Religião(ões) e na educação; a Logo-educação presente no caso da Escola Viktor Frankl em Ribeirão Preto (SP) e a Logo-educação aplicada ao Ensino religioso. A pesquisa desenvolve-se com um caráter plurimetodológico, pois ara cada capítulo deenvolvida uma metodologia foi adotada como: análise textual através do software Iramuteq, um estudo de caso, uma análise fenomenológica, entre outras.
Presidente - 1300178 - THIAGO ANTONIO AVELLAR DE AQUINO
Interno - 1716308 - ANA PAULA RODRIGUES CAVALCANTI