PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MIRINALDA ALVES RODRIGUES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MIRINALDA ALVES RODRIGUES DOS SANTOS
DATA: 10/06/2019
LOCAL: UFPB
TÍTULO: ENSINO RELIGIOSO E CURRÍCULO: SENTIDOS, IMPLICAÇÕES E RESSIGNIFICAÇÕES NOS CURSOS DE CIÊNCIA(S) DA(S) RELIGIÃO(ÕES)
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Religioso. Currículo. Ciência(s) da(s) Religião(ões). Formação.
RESUMO: As discussões presentes no cenário atual do campo do Ensino Religioso, dizem respeito a sua relação com a área da(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões), enquanto espaço político e pedagógico, corroborando assim a implementação de currículo preocupado com o (re)conhecimento e o respeito à diversidade cultural, religiosa como também não religiosa, uma vez que a área passa a ser compreendida como elemento de suporte teórico e metodológico para formação docente do Ensino Religioso. Nesse sentido, indaga-se como a referida área apresenta e incorpora o Ensino Religioso em seu currículo, escrito e praticado? À vista disso, a presente tese envolve problematizações que dizem respeito à dialética entre a tríade Ensino Religioso - Currículo - Ciência(s) da(s) Religião (ões), e tem como objetivo identificar os sentidos de Ensino Religioso no currículo dos cursos de Graduação e Pós-graduação em Ciência(s) da(s) Religião(ões). A pesquisa tem abordagens metodológicas qualitativas, fazendo interlocuções bibliográficas e documentais com delineamento exploratório e explicativo, utiliza-se da coleta de dados empíricos através de entrevistas semi-estruturadas realizadas com os coordenadores de Graduação e Pós-graduação dos cursos de Ciência(s) da(s) Religião(ões). Diante dos dados analisados afirma-se que este estudo é relevante e emergente, contribuindo para área da(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões) repensar e ressignificar o currículo no tocante ao Ensino Religioso.
Presidente - 341.840.584-34 - GILBRAZ DE SOUZA ARAGÃO - UNICAP
Interno - 338011 - CARLOS ANDRE MACEDO CAVALCANTI