PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: THEMIS ANDREA LESSA MACHADO DE MELLO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THEMIS ANDREA LESSA MACHADO DE MELLO
DATA: 10/06/2019
LOCAL: UFPB
TÍTULO: Olhinhos de gato: uma análise de conteúdo da obra de Cecília Meireles sob o olhar da diversidade e transdisciplinaridade no Ensino Religioso.
PALAVRAS-CHAVES: Transdisciplinaridade. Diversidade. Olhinhos de gato. Ensino Religioso.
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo tratar do texto literário e seu uso na sala de aula do Ensino Religioso, preconizada pela Linha de Pesquisa: Educação e Religião do Mestrado de Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Inicia-se com a discussão do termo religião e da questão epistemológica da(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões), além da discussão do Ensino Religioso no contexto da sala de aula do Ensino Fundamental. O livro de Cecília Meireles Olhinhos de Gato, publicado no Brasil em 1983, traz uma obra autobiográfica, destinada ao público infanto juvenil e amplamente adotada na leitura paradidática da sala de aula nas disciplinas voltadas para o ensino da língua portuguesa, sobretudo na década d e sua publicação, como um recurso que vai mostrar a prosa de uma autora mais conhecida pela sua poética. A partir de uma abordagem qualitativa, optou-se pela investigação pautada na análise de conteúdo de Laurence Bardin (2002), para verificar as interfaces pedagógicas entre essa obra literária e o estudo sobre religiões na escola. A importância desse trabalho está na valorização da diversidade e da transdisciplinaridade no Ensino Religioso em sua prática de sala de aula, que esbarra nos limites formatados do livro didático, frequentemente reduzido a material confessional e/ou proselitista. O texto foi dividido em três partes, tratando inicialmente da discussão epistemológica da área em vista de sua tradução para o Ensino Religioso, do panorama e metodologia da pesquisa. Na segunda parte se faz a discussão do us o de textos literários e, por fim, a terceira parte versa sobre a obra e a sua autora, apontando chaves de interpretação e utilização para dinamizar a sala de aula do Ensino Religioso.
Presidente - 341.840.584-34 - GILBRAZ DE SOUZA ARAGÃO - UNICAP
Interno - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA