PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
0000000000/00000

News


Banca de DEFESA: MARONILDES FELIX LIMEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARONILDES FELIX LIMEIRA
DATA: 15/07/2019
HORA: 14:00
LOCAL: sala ce
TÍTULO: CURRÍCULO IDEAL, CURRÍCULO REAL: UMA ETNOGRAFIA SOBRE O ENSINO RELIGIOSO NO MUNICÍPIO DE PATOS/PB
PALAVRAS-CHAVES: Palavras chave: Ensino Religioso. Ciências das Religiões. Diretrizes curriculares.
PÁGINAS: 188
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
RESUMO: O Ensino Religioso na escola publica ainda vivencia o dilema de se desvincular de um ensino confessional frente a laicidade do Estado. A dificuldade para lidar com este componente curricular esta diretamente relacionada ao aspecto epistemologico, a falta de conhecimento sobre qual seria uma proposta adequada para esse ensino diante da diversidade religiosa, o que interfere nas diretrizes curriculares. Assim, percebemos que a problematica do Ensino Religioso perpassa, inicialmente, por questoes que insistentemente se repetem: “o que ensinar?”; “como praticar o ER de forma adequada?”, diretamente relacionadas com o curriculo. Diante desta problematica, pretendemos investigar o Ensino Religioso no municipio de Patos/PB, por meio da analise comparativa entre as redes de ensino estadual, municipal e privada, a fim de oferecer, a partir dos estudos em Ciencias das Religioes, um tratamento teorico e pedagogico, que subsidie um conhecimento do fenomeno religioso (ou de distintas tradicoes religiosas) aplicavel ao contexto escolar, na perspectiva da pluralidade religiosa. Para tanto, procuramos ouvir os atores escolares, corpo docente, corpo discente e gestao escolar; como tambem a gestao publica, representada pelas secretarias de educacao estadual e municipal, a fim de compreender como pensam e consideram o trabalho referente ao Ensino Religioso desenvolvido no municipio. Trata-se de uma pesquisa de abordagem mista, com enfoque quantitativo e qualitativo, numa perspectiva etnografica, com aplicacao de questionarios e realizacao de entrevistas. O levantamento etnografico apontou claramente que o corpo docente por nao ter formacao adequada, ora busca dar cumprimento a legislacao, ora trabalha com o material que tem a disposicao e que muitas vezes se constitui com base na propria experiencia docente com a religiao, dai uma aparente contradicao do curriculo ideal versus o curriculo real.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1774137 - DILAINE SOARES SAMPAIO
Interno - 1548297 - LUSIVAL ANTONIO BARCELLOS
Interno - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA
Externo à Instituição - ELISA RODRIGUES
Externo à Instituição - OTAVIO MACHADO LOPES DE MENDONCA