PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: THEMIS ANDREA LESSA MACHADO DE MELLO

DISCENTE: THEMIS ANDREA LESSA MACHADO DE MELLO
DATA: 25/07/2019
LOCAL: UFPB
TÍTULO: Olhinhos de gato: uma análise de conteúdo da obra de Cecília Meireles sob o olhar do Ensino Religioso.
PALAVRAS-CHAVES: Transdisciplinaridade. Diversidade. Olhinhos de gato. Ensino Religioso.
ÁREA: Teologia
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo tratar do texto literario e seu uso na sala de aula do Ensino Religioso, preconizada pela Linha de Pesquisa: Educacao e Religiao do Mestrado de Ciencias das Religioes da Universidade Federal da Paraiba. Inicia-se com a discussao do termo religiao e da questao epistemologica da(s) Ciencia(s) da(s) Religiao(oes), alem da discussao do Ensino Religioso no contexto da sala de aula do Ensino Fundamental. O livro de Cecilia Meireles Olhinhos de Gato, publicado no Brasil em 1983, traz uma obra autobiografica, destinada ao publico infanto juvenil e amplamente adotada na leitura paradidatica da sala de aula nas disciplinas voltadas para o ensino da lingua portuguesa, sobretudo na decada d e sua publicacao, como um recurso que vai mostrar a prosa de uma autora mais conhecida pela sua poetica. A partir de uma abordagem qualitativa, optou-se pela investigacao pautada na analise de conteudo de Laurence Bardin (2002), para verificar as interfaces pedagogicas entre essa obra literaria e o estudo sobre religioes na escola. A importancia desse trabalho esta na valorizacao da diversidade e da transdisciplinaridade no Ensino Religioso em sua pratica de sala de aula, que esbarra nos limites formatados do livro didatico, frequentemente reduzido a material confessional e/ou proselitista. O texto foi dividido em tres partes, tratando inicialmente da discussao epistemologica da area em vista de sua traducao para o Ensino Religioso, do panorama e metodologia da pesquisa. Na segunda parte se faz a discussao do us o de textos literarios e, por fim, a terceira parte versa sobre a obra e a sua autora, apontando chaves de interpretacao e utilizacao para dinamizar a sala de aula do Ensino Religioso.
Presidente - 341.840.584-34 - GILBRAZ DE SOUZA ARAGÃO - UNICAP
Interno - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA