PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: RAQUEL DE LOURDES DE MIRANDA E SILVA CARMONA

DISCENTE: RAQUEL DE LOURDES DE MIRANDA E SILVA CARMONA
DATA: 04/10/2019
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: LÁ ONDE O SANTO PERDEU AS BOTAS: iconografia e imaginária sacra em São José
PALAVRAS-CHAVES: Iconografia. Iconologia. Imaginária sacra. São José. Imaginação simbólica.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
SUBÁREA: História da Teologia
RESUMO: Essa disertação tem por objetivo apresentar a iconografia da imaginária josefina como a materialização do sagrado no contexto das artes religiosa e sacra e o seu imaginário simbólico, que está nos atributos e adereços que compõem o seu conjunto iconográfico, além da sua polissemia e as diversas perspectivas que a imagem mostra no âmbito da religiosidade católica popular brasileira. Nessa busca, por meio multidisciplinaridade permitida nos diálogos estabelecidos na Área das Ciências das Religiões, elencamos três modelos josefinos como representantes significativos da sua época, no que diz respeito aos aspectos mais evidentes à superfície de uma imagem: escola artística, sua técnica construtiva e o suporte. Assim, foram escolhidos São José de Botas, São José Carpinteiro e São José Dormindo como representantes de períodos distintos, seus imaginários e pertinências. Além do mais, traçamos uma breve caminhada ascensional da imagem josefina evidenciando parte dos diversos títulos, patronatos e invocações concedido pela Igreja Católica. Para cumprir com os objetivos propostos, optamos pela pesquisa qualitativa com abordagem bibliográfica, fazendo uma leitura das imagens destacadas com a utilização do método iconológico de Panofsky para análise da obra de arte e, posteriormente classificamos cada imagem segundo a imaginação simbólica de Gilbert Durand.
Presidente - 338011 - CARLOS ANDRE MACEDO CAVALCANTI
Interno - 1774137 - DILAINE SOARES SAMPAIO