PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: SUNAMITA ARAÚJO PEREIRA DAMASCENO

DISCENTE: SUNAMITA ARAÚJO PEREIRA DAMASCENO
DATA: 19/06/2015
LOCAL: PPGCR
TÍTULO: Formação Inicial e Continuada de Docentes de Ensino Religioso: Reflexos nas Práticas Pedagógicas dos Professores que Lecionam no Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Religioso - Formação Inicial e Continuada - Prática pedagógica
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
RESUMO: Este trabalho de dissertação está inserido na área de conhecimento das Ciências da Religiões e envereda sobre o percurso das formações de professores de Ensino Religioso, inicial e continuada, e o reflexo dessas na prática docente. O trabalho sobre a construção da identidade do professor de Ensino Religioso, nos permitiu tão rapidamente conhecer a situação desse componente curricular nas escolas do município de Natal/RN e região metropolitana. A atuação no projeto de pesquisa nos aproximou do grupo que compõe os Encontros de Formação Continuada. Passado um ano (2007/2008) de trabalho como discente pesquisadora, bolsista, no projeto de pesquisa PIBIC/CNPq/UERN, continuamos como voluntária. Os aportes teórico-metodológicos da nossa pesquisa na área das Ciências das Religiões estão fundamentados na pesquisa bibliográfica e de campo, com abordagem qualitativa. Optamos pela construção de um questionário com resposta aberta (LAVILLE; DIONNE, 1999). Segundo Laville e Dionne, (1999). Acreditamos que este estudo possibilitará uma melhor compreensão das interferências da formação que repercutem na prática pedagógica e vão até a formação continuada. Podemos indicar que muito ainda pode ser feito para que se alcance uma prática mais coerente ao que se propõe a disciplina. Assim entendemos que o estudo em questão se faz necessário devido à carência de material e trabalhos realizados com esta temática. A dissertação está dividida em cinco capítulos. No primeiro capítulo consta a introdução; no segundo abordamos a formação de professores de ensino religioso a partir das ciências das religiões; tratamos, no terceiro capítulo, sobre a prática pedagógica: caminhos indicados pelos parâmetros curriculares nacionais do ensino religioso. No quarto traçamos o percurso teórico-metodológico da pesquisa. O quinto capítulo consta da análise da pesquisa de campo, o intitulamos: o Ensino Religioso na sala de aula: o que e como fazem. A última etapa textual dessa dissertação contempla as conclusões de todo esse estudo.
Externo à Instituição - ARACELI SOBREIRA BENEVIDES
Interno - 338313 - GLORIA DAS NEVES DUTRA ESCARIAO