PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: DAFIANA DO SOCORRO SOARES VICENTE CARLOS

DISCENTE: DAFIANA DO SOCORRO SOARES VICENTE CARLOS
DATA: 26/06/2015
LOCAL: Sala de aula do PPGE
TÍTULO: A IMAGEM NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO RELIGIOSO
PALAVRAS-CHAVES: Imaginário religioso; Imagem; Livro didático de Ensino Religioso.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO: Antes do surgimento da escrita, a imagem era um meio de comunicação que contribuía para expressar as relações sociais, a cultura e a ideologia da época. Com o “desenvolvimento” da civilização, perdeu seu caráter natural, o que levou à configuração de um novo sistema de símbolos, desde o ideograma até o surgimento do alfabeto, que acarretou o rompimento com as comunicações de natureza imagética. Todavia, o advento da pós-modernidade e o avanço da cultura midiática estabeleceram um novo conceito de sociedade, marcado pelo simbólico e pela proliferação da imagem. Devido à abrangência do tema ‘imagem’, nos vários campos do conhecimento, delimitamos nossa análise em torno do imaginário religioso nas imagens contidas nos livros didáticos de Ensino Religioso, a partir da hermenêutica simbólica de Gilberto Durand. Nesse sentido, a pesquisa concentra-se, inicialmente, em explicitar alguns pressupostos teóricos que norteiam e dão sustentação à análise empreendida, fortalecer sua relevância sobre a tríade ‘imaginário religioso, imagem e livro didático’, consolidar e colaborar com o desenvolvimento de pesquisas sobre a antropologia do imaginário e do ensino religioso, tendo em vista refletir sobre a problemática da imagem no livro didático dessa disciplina, a fim de utilizá-la crítica e criativamente nos espaços educativos escolares e nos não escolares.
Presidente - 338313 - GLORIA DAS NEVES DUTRA ESCARIAO
Interno - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA