PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: VIVIANNE MARIE VALENÇA DE LIMA ROSAL

DISCENTE: VIVIANNE MARIE VALENÇA DE LIMA ROSAL
DATA: 04/12/2015
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
TÍTULO: ESPIRITUALIDADE E SAÚDE: UMA ANÁLISE NA ABORDAGEM DIDÁTICA E TERAPÊUTICA DOS DOCENTES DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Espiritualidade, Cultura, Saúde integral, Docentes de Fisioterapia
ÁREA: Teologia
SUBÁREA: História da Teologia
RESUMO: Na concepção adotada neste trabalho, o cuidado integral da saúde significa considerar o ser humano constituído por várias dimensões, com especial atenção à dimensão espiritual, responsável por dar o sentido de vida. Isso se reforça sobremodo no trato com os pacientes, porquanto afeta inegavelmente a maneira de encarar sua atual condição de fragilidade e sua relação com a enfermidade. Afeta, de igual modo, o olhar do Fisioterapeuta sobre o paciente, redimensionando significativamente sua intervenção. A abordagem integral que trouxe historicamente fundamentos para a prática da fisioterapia, não serve somente para o aluno em processo de formação acadêmica, mas também deve servir de base para que o professor considere e fomente a dimensão da espiritualidade na sua didática e na sua intervenção clínica terapêutica. Este estudo tem como objetivo verificar como os docentes do curso de fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba abordam a espiritualidade na prática docente para a aplicabilidade no âmbito do atendimento fisioterapêutico.
Presidente - 1860344 - FERNANDA LEMOS
Interno - 1774137 - DILAINE SOARES SAMPAIO