PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
0000000000/00000

News


Banca de DEFESA: DANIEL MARCOS GOMES DE LELIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL MARCOS GOMES DE LELIS
DATA: 24/11/2016
HORA: 09:00
LOCAL: PPGCR
TÍTULO: O PAPEL DO PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA
PALAVRAS-CHAVES: Educação - Ensino Religioso – Identidade - O papel do professor
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: O presente trabalho consiste no resultado de um estudo dissertativo acerca do papel do professor de Ensino Religioso no municipio de Joao Pessoa. Na busca deste entendimento, adotamos como objetivo geral; analisar o papel do professor de Ensino Religioso nas escolas municipais de Joao Pessoa, tendo em vista a renovacao dos novos saberes e fazeres da pratica docente. Os objetivos especificos se deram atraves da investigacao historica na construcao da identidade do professor deste componente curricular e, da identificacao dos elementos constitutivos utilizados em sua praxis educativa que possibilite ao alunado a construcao do senso critico. Os autores trabalhados no aporte teorico foram: Junqueira (2011), Silva (2011), Holmes (2010), dentre outros. Assim, para obtencao deste entendimento utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa, cujo percurso se deu atraves da pesquisa exploratoria e descritiva; quanto a tecnica utilizada, adotamos os criterios da observacao, entrevista semiestruturada e analise de dados. Neste percurso, foram desenvolvidos cinco (5) capitulos. No primeiro capitulo, foram apresentadas as motivacoes, os objetivos, e a metodologia do trabalho. No segundo capitulo, abordamos o processo historico que legitimou a historia da presenca do Ensino Religioso no Brasil e no municipio de Joao Pessoa. No terceiro capitulo delineamos acerca do ser professor a luz de autores que contribuiram significativamente na acao educativa no cenario da educacao brasileira na perspectiva do Ensino Religioso. No quarto capitulo tivemos a preocupacao em analisar o papel do professor de Ensino Religioso. Por fim, no quinto e ultimo capitulo, procedimentos metodologicos, seguidos das analises dos dados de onde foi possivel obter os resultados desejados. Para tanto, como resultados vimos que o papel do professor da rede municipal de Joao Pessoa, corresponde aos objetivos dos PCNER e com o que se pretende sobre o Ensino Religioso a luz do caput 33 da Lei 9.475/97.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA
Externo ao Programa - 338313 - GLORIA DAS NEVES DUTRA ESCARIAO
Externo à Instituição - DANIELLE VENTURA DE LIMA PINHEIRO