PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GUSTAVO KUFFEL BALREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GUSTAVO KUFFEL BALREIRA
DATA: 30/11/2016
LOCAL: Sala de Reuniões -CE
TÍTULO: Aspectos históricos e filosóficos da Meditação Budista
PALAVRAS-CHAVES: Meditação, Budismo, Yoga
RESUMO: Este trabalho pretende realizar uma leitura da História das Teorias e das Técnicas de Meditação que se desenvolveram na Índia e que, posteriormente, migraram para o Tibete, tendo lá adquirido configurações específicas à luz do budismo tibetano. O esforço no capítulo inicial está dividido em dois momentos. O primeiro busca fornecer bases históricas e filosóficas sobre as tradições que praticavam formas de Meditação na Índia, a partir das quais se desenvolveu o Budismo. Nesse sentido é fundamental compreender o contexto do ascetismo, da renúncia e do Yoga indianos. No segundo momento, será descrito de maneira mais aprofundada a filosofia e a técnica de Meditação na tradição Budista. Tal aporte teórico proporcionará elementos para compreender as temáticas que serão aprofundadas no segundo capítulo da presente pesquisa: a meditação no budismo Vajrayāna da escola Nyingma que surge a partir do primeiro milêncio d.C. no Tibete. Esta temática fornecerá critérios para a análise do significado da existência de um lama brasileiro, ordenado nesta linhagem do budismo tibetano, e de seu trabalho com o ensino de meditação budista no Brasil. Na medida em que os dois primeiros capítulos descrevem a História, a Filosofia e a Técnica da Meditação no Budismo, ou seja, descrevem o que vem a ser Meditação Budista, estes capítulos servirão, por sua vez, de fundamentação teórica para a reflexão no terceiro capítulo sobre a possibilidade do ensino de Meditação em escolas, bem como da legitimidade e viabilidade de tal empreitada.
Presidente - 2478681 - DEYVE REDYSON MELO DOS SANTOS
Interno - 373.173.857-00 - JOAQUIM ANTÔNIO BERNARDES CARNEIRO MONTEIRO - UNIPAZ - SUL
Interno - 1814691 - MARIA LUCIA ABAURRE GNERRE