PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROMULO ANDERSON MATIAS FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROMULO ANDERSON MATIAS FERREIRA
DATA: 24/11/2016
LOCAL: Departamento de Fisiologia e Patologia
TÍTULO: A CAPELANIA HOSPITALAR NA ESPIRITUALIDADE DO PACIENTE E A INTEGRALIDADE DO CUIDADO
PALAVRAS-CHAVES: Capelania hospitalar Coping religioso/espiritual Cuidado integral
RESUMO: A saúde humana sugere sempre uma relação íntima com a corporeidade até o ponto de não poder prescindir dela. A compreensão de que a saúde é uma realidade multidimensional tem sido cada vez mais consolidada, fazendo surgir a necessidade de compreensão dos aspectos confluentes, concretos e transcendentes, que a compõem. A capelania hospitalar, enquanto assistência religiosa e/ou espiritual, é uma prática integrada aos cuidados médicos e psicológicos ministrados ao corpo e às emoções de uma pessoa doente, proporcionando-lhe uma forma de busca de sentido e a percepção de um maior estado de dignidade e qualidade de vida. Propõe-se ainda a auxiliar o paciente nesse trajeto, por meio do fortalecimento de emoções positivas como sentimentos de amor, de paz, renovação de sua esperança e restauração de relacionamento com o próximo. Esta pesquisa teve por objetivo dimensionar qualitativamente a contribuição do serviço de capelania hospitalar, no que tange à espiritualidade e cuidado integral da pessoa enferma, e por consequência, avaliar a relevância deste serviço na atitude de enfrentamento (coping) religioso/espiritual vivenciada pelo paciente oncológico. A assistência religiosa/espiritual feita aos pacientes oncológicos pela capelania em uma instituição hospitalar constitui-se um objeto para uma análise interdisciplinar pelas Ciências das Religiões, o que assegura uma polissemia nas interpretações dadas ao fenômeno religioso, e contribui para a elaboração de propostas de cuidado integral para o paciente. Nesse sentido a capelania hospitalar contribui para a (re)elaboração do cuidado integral, a partir da atenção à espiritualidade da pessoa enferma, de maneira a buscar o reequilíbrio da saúde, a qual constitui o campo desta pesquisa. Nosso percurso metodológico foi orientado pela abordagem qualitativa, do tipo exploratória e descritiva sobre a relação entre o processo de tratamento oncológico vivenciado pelos pacientes do Hospital Napoleão Laureano, e a relação com sua espiritualidade, considerando as contribuições deixadas pelo serviço de capelania hospitalar.
Presidente - 330354 - BERTA LUCIA PINHEIRO KLUPPEL
Interno - 1300178 - THIAGO ANTONIO AVELLAR DE AQUINO