PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA RAQUEL QUEIROZ ALVES ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCA RAQUEL QUEIROZ ALVES ROCHA
DATA: 22/11/2017
LOCAL: UFPB - Universidade Federal da Paraiba
TÍTULO: LILITH NEGRA: SÍMBOLOS CULTURAIS EM UM DEBATE INTERSEMIÓTICO
PALAVRAS-CHAVES: Religião; Literatura; Lilith; Intersemiótica; Xenogenesis.
RESUMO: Esta dissertação tem como finalidade apresentar um estudo introdutório e analítico sobre a personagem Lilith, por meio da evolução dos significados atribuídos a sua história presente em tradições religiosas, e como ocorreu a apropriação e exploração desse símbolo na obra da escritora afro-americana Octavia Estelle Butler, como objeto intersemiótico das relações culturais, sociais e religiosas que abrangem a nossa sociedade. Para isso, vislumbraremos através de um mito escatológico de como aconteceu o apocalipse na Terra, como aqueles que sobreviveram tiveram a oportunidade de presenciar um renascimento cosmogônico de um novo Gênesis, do caos ao cosmo. E esse gênesis sempre está ligado com assuntos que envolvem a sexualidade, viés pelo qual estará presente ou evidenciado nas narrativas mitológicas que envolvem o nome de Lilith e consequentemente estará reafirmado na obra de Octavia. O símbolo de Lilith e as questões da sexualidade serão o elo pelo qual será comparado, por meio de um diálogo intersemiótico, os elementos construtivos, desconstrutivos e reconstrutivos ligados a personagem inserida no universo religioso, mitológico e literário, objeto desta dissertação.
Presidente - 2884093 - SUELMA DE SOUZA MORAES
Externo à Instituição - JOSIAS DA COSTA JUNIOR