PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)

Banca de DEFESA: JANIELLE MARQUES DE MOURA

DISCENTE: JANIELLE MARQUES DE MOURA
DATA: 27/06/2018
LOCAL: Sala 500 do CCHLA
TÍTULO: Educação para as relações étnico-raciais: um estudo sociológico sobre a implementação da Lei nº 10.639/03 no Ensino Médio Paraibano.
PALAVRAS-CHAVES: Marcadores sociais; Lei nº 10.639/03; Educação antirracista; Descolonização do currículo.
ÁREA: Sociologia
RESUMO: A aprovacao da Lei nº 10.639/03 permitiu um novo modo de pensar a historia de formacao do povo brasileiro, incluindo uma nova perspectiva historica atraves da obrigatoriedade do ensino de Historia e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educacao Basica do Brasil. No entanto, apesar dos avancos conquistados ao longo dos anos, o processo de implementacao da Lei tem se mostrado lento e dificil. Este trabalho tem a finalidade de desenvolver uma reflexao acerca da implementacao da Lei nº 10.639/03 no Ensino Medio publico do Estado da Paraiba, pensando os protagonismos e acoes desenvolvidas na direcao da implementacao. Para isso, foram observados e analisados os documentos estaduais de orientacao para inclusao da tematica etnico-racial nas escolas e o cotidiano da Escola Estadual Presidente Joao Goulart, localizada na cidade de Joao Pessoa, com o proposito de identificar e compreender as acoes desenvolvidas na Escola para implementacao da Lei. Alem desses aspectos, tambem foi verificado o nivel de sustentabilidade das acoes desenvolvidas na Escola para implementacao da Lei nº 10.639/03. Os resultados demonstram a complexidade dos mecanismos que permeiam o sistema educacional, atraves da dificuldade de rompimento das praticas tradicionais de ensino e de producao do conhecimento, para o desenvolvimento de uma educacao antirracista e da descolonizacao do curriculo.
Interno - 2221299 - ANTONIO GIOVANNI BOAES GONCALVES
Externo ao Programa - 1722411 - MARCO AURELIO PAZ TELLA