PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)

Banca de DEFESA: EUGENIO VITAL PEREIRA NETO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EUGENIO VITAL PEREIRA NETO
DATA: 27/02/2019
LOCAL: Sala de videoconferência 404b do CCHLA
TÍTULO: Caminhos sinuosos, trajetórias precárias: os sentidos da qualificação profissional de trabalhadores da Indústria Naval do Complexo Suape (PE)
PALAVRAS-CHAVES: Relações de Trabalho. Trajetórias ocupacionais. Qualificação Profissional. Desenvolvimento. Suape
ÁREA: Sociologia
RESUMO: O Complexo Suape e um aglomerado socio produtivo, localizado no litoral sul, entre os municipios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, na Regiao Metropolitana do Recife, estado de Pernambuco no Nordeste Brasileiro. Foi concebido sob o conceito de integracao porto/industria nos anos 1970 e desde entao vem se constituindo como um espaco de disputas. Trata-se de uma experiencia que vem reproduzindo, mas tambem alterando, as caracteristicas do mercado de trabalho local, cujas marcas historicas sao de condicoes precarias e com forte presenca da informalidade. Mais recentemente, a partir de 2005, viu seu espaco de relacoes serem redesenhados pela instalacao de dois grandes empreendimentos que compuseram a estrategia de retomada da industria naval em nosso pais. Com o desenrolar da crise economica e politica que se abateu, em ambito nacional e local, a partir de 2014, os dois Estaleiros do Complexo Suape vem enfrentado uma etapa de crise e desemprego em massa com amplos rebatimentos na questao social. Tendo em conta esse cenario mais preciso de obervacao, esta tese toma como objeto de estudo a questao da qualificacao profissional analisada a partir da reconstituicao das trajetorias ocupacionais de trabalhadores da construcao naval, que estao ou estiveram inseridos no Estaleiro Atlantico Sul e Vard-Promar. Nossas questoes de pesquisa cincunscrevem-se em torno de algumas perguntas relacionadas entre si: como os trabalhadores, em seus proprios termos, interpretam suas experiencias de aprendizado para o trabalho (sejam as que se dao pela via da pratica de treinamento dentro dos espacos produtivos, sejam aquelas que se dao nos espacos escolares (como cursos de qualificacao)? Quais as pressoes a que estiveram e estao mais diretamente submetidos, tendo em conta sua movimentacao ocupacional (emprego, desemprego, trabalho informal, migracoes)? Quais os seus espacos de acao, expectativas e estrategias de sobrevivencia? Nosso objetivo central foi compreender, por meio da reconstituicao sociologica das trajetorias ocupacionais, os modos de incorporacao e reelaboracao, por parte dos trabalhadores, de um conjunto difuso de referencias pratico-discursivas que tomam por base as nocoes de trabalho/qualificacao/desenvolvimento, considerando que tais trajetorias sao construidas no confronto com os condicionamentos impostos pelos processos mais gerais desencadeados pelas disputas entre os diversos agentes coletivos, que vem reestruturando o Complexo Suape, especialmente em suas duas fases: a de crescimento acelerado e a de crise/declinio. Do ponto de vista metodologico, buscamos realcar as condicoes, contradicoes e desafios ali colocados, contemplando reciprocamente as dimensoes objetiva e subjetiva; as estruturas e os processos relacionados aquelas dinamicas sociais. Trata-se de uma pesquisa de carater qualitativo, que utilizou a combinacao dos seguintes instrumentos de producao e analise de “dados”: analise documental (envolvendo documentos tecnicos, institucionais, midiaticos, nacionais e locais referidos aos objeto de estudo), procedimento de observacao direta em campo, e realizacao de entrevistas em profundidade com trabalhadoras e trabalhadores.
Externo à Instituição - MARIO HENRIQUE GUEDES LADOSKY
Interno - 2276902 - MAURICIO ROMBALDI