PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)

Banca de DEFESA: NAARA MAIA ARAUJO DO REGO MACHADO

DISCENTE: NAARA MAIA ARAUJO DO REGO MACHADO
DATA: 01/10/2021
LOCAL: por videoconferência (https://meet.google.com/bsr-jjvp-qmo) conforme Portaria 90/2020/Gabinete/UFPB,
TÍTULO: A PERSPECTIVA HISTÓRICA DA LIBERDADE DE CÁTEDRA NO ESTADO BRASILEIRO: UM ESTUDO SOBRE A CENSURA E OS SENTIDOS DE JUSTIÇA REPRODUZIDOS NAS AÇÕES DO AGENTE DE DEFESA DE DIREITOS
PALAVRAS-CHAVES: Liberdade de catedra. Sentidos de justiça. Burocracia. Racionalidade. Moralidade.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Após a eclosão de debates sobre o grau de instilação político-ideológica nas escolas brasileiras, impulsionado pelo movimento Escola sem Partido originado em 2004, houve uma série de ações de grupos sociais e de decisões de agentes do poder de Estado que puseram em risco a liberdade de cátedra. Ademais, nos últimos anos, forças conservadoras ganharam espaço no poder legislativo, propondo inúmeros projetos de lei pela limitação da liberdade didático-pedagógica nas escolas. Na sequência de implicações que foram suscitadas com o debate, houve uma onda de denúncias e acusações de práticas de ideologização dentro das salas de aulas, colocando em xeque o papel da educação e dos educadores na formação moral e intelectual do indivíduo. Essa problemática, no entanto, alça outros ângulos de análise dentro do aparelho burocrático do Estado quanto às razões e aos valores morais acobertados pelos atores de poder que agem em seu nome. Nesse sentido, elegendo a pesquisa documental como método, partiu-se de uma amostra de documentos coletados em alguns estados brasileiros, notícias jornalísticas e trabalhos científicos narrando experiências em que a questão da liberdade de cátedra foi problemática. Foi feita uma avaliação e correlação dos discursos e dos valores elevados pelas autoridades da Justiça brasileira que se mobilizaram pela demanda dos grupos de apoio à censura docente, endossando os sentidos de justiça desses grupos em disputa com as liberdades defendidas pelos educadores. Em seguida, a partir dos discursos, concluiu-se que ideias como “liberdade” e “constitucionalidade” assumem sentidos diferentes nos espaços onde são mobilizados. O trabalho utilizou o respaldo teórico das obras de Pierre Bourdieu e de Zygmunt Bauman acerca da burocracia e de suas inflexões durante a Modernidade, percebendo como os momentos críticos na história que indagaram a moral nas ações humanas lançou uma crítica importante ao ethos burocrático do Estado que reverbera na vida social.
Externo à Instituição - NICOLE LOUISE MACEDO TELES DE PONTES
Interno - 2679192 - ROGERIO DE SOUZA MEDEIROS