PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: EMANNUELLA SANTANA VIEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMANNUELLA SANTANA VIEIRA
DATA: 30/11/2021
LOCAL: Sala do PPGS
TÍTULO: “SER OU NÃO SER PROFESSOR (A)? ” A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
PALAVRAS-CHAVES: Formação de Professores; Ensino de Sociologia; Identidade Docente; Licenciatura; Ciências Sociais.
RESUMO: Estudos sobre a formação de professores no Brasil não são poucos e fazem parte de um grande roll que trata da formação profissional. Mas estudos sobre a formação de professores que irão desenvolver as aulas da disciplina de Sociologia no ensino médio possui poucos trabalhos publicados. Este trabalho de tese versa sobre a formação de professores e tem como norteadores os conceitos de habitus, socialização profissional, trajetórias sociais e escritas de si. Busca analisar a formação do cientista social que cursa a graduação na modalidade licenciatura e a construção de uma identidade docente. Entender a procura e a permanência com a possível conclusão e aquisição de diplomas de licenciatura, nos faz pensar sobre quem são esses sujeitos? Quais as suas origens sociais, econômicas e escolares? Quais as motivações para essas escolhas? Quais foram os fatores que influenciaram tal escolha? Quais vivências e expectativas foram vislumbradas por tais sujeitos? Levando em consideração as inquietações e indagações acerca da formação dos futuros professores de Sociologia, partimos do seguinte questionamento de como as relações estabelecidas entre os estudantes de licenciatura em Ciências Sociais durante o processo formativo desenvolvido ao longo da educação básica e do curso de graduação, mas principalmente, nas disciplinas de estágio supervisionado, contribuem para a constituição de um habitus profissional docente, bem como de uma possível identificação com a profissão de professor nesses momentos considerados de prática na formação acadêmica? Este trabalho trata de uma pesquisa qualitativa com uso da observação participante como uma das técnicas para obtenção dos dados, bem como da aplicação de questionários e análise de memoriais de formação compilados pelos estudantes participantes da pesquisa. No momento a pesquisa se encontra na fase da análise dos dados qualitativos e quantitativos obtidos nas observações, nos questionários e nos memoriais de formação.
Presidente - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 1363922 - SIMONE MAGALHAES BRITO