PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)

Banca de DEFESA: FELIPE FRANKLIN ANACLETO DA COSTA

DISCENTE: FELIPE FRANKLIN ANACLETO DA COSTA
DATA: 30/11/2021
LOCAL: Sala do PPGS
TÍTULO: Ser estudante de pós-graduação em tempos de bolsonarismo: analisando experiências diante da mercantilização da pesquisa científica no Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Pesquisa científica. Pós-graduandos. Universidade. Educação. Mercantilização.
ÁREA: Sociologia
SUBÁREA: Outras Sociologias Específicas
RESUMO: Na década de 1990 mudanças nas políticas de avaliação inauguraram uma lógica produtivista e mercantil na pós-graduação brasileira. Apesar das políticas de expansão do ensino superior dos governos petistas, com maiores investimentos nas agências de fomento à pesquisa, tal dinâmica não sofreu grandes modificações, promovendo avanços, mas aprofundando diversas desigualdades. O governo Bolsonaro além de aprofundar esta lógica, tem descaracterizado a universidade e a pós-graduação brasileiras, reduzindo o orçamento público para a educação e a pesquisa, implicando no corte de bolsas de pós-graduação e no iminente risco de interrupção das atividades acadêmicas, elaborando projetos de privatização das universidades como o Future-se, desrespeitando a autonomia universitária ao nomear interventores como reitores, entre outras medidas. Através de entrevistas semiestruturadas, realizei uma análise comparativa entre as experiências de estudantes de programas de pós-graduação com conceito 4, o mínimo para possuir curso de doutorado, com sede na UFPB, e programas de pós-graduação com conceito 6 e 7, considerados programas de excelência e reconhecimento internacional, situados no eixo Sul-Sudeste. Os cursos escolhidos foram Sociologia (PPGS/UFPB e PPGS/UFRGS), Antropologia (PPGA/UFPB e PPGAS/USP) e Educação (PPGE/UFPB e PPGE/UFMG) devido a dois fatores: a maior aproximação do pesquisador com alunos e professores destes programas na UFPB e a relação do objeto e das abordagens teórico-metodológicas da pesquisa com estas áreas. Dessa forma, foram entrevistados(as) 12 estudantes, dois de cada programa, um(a) do mestrado e outro(a) do doutorado, sendo sete mulheres e cinco homens. Apresento os resultados em torno de três eixos: 1) relações com os programas de pós-graduação; 2) experiências com familiares e amigos; e 3) estratégias de autocuidado e resistência diante da atual conjuntura.
Presidente - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 1487317 - MONICA LOURDES FRANCH GUTIERREZ