PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)

Banca de DEFESA: JOSÉ CLEYTON NEVES LOPES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ CLEYTON NEVES LOPES
DATA: 04/07/2022
LOCAL: por videoconferência (https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3a72Vw69uZuVkTtpB-G-6iXs4aQ92Aq4p
TÍTULO: A INSERÇÃO DA UBER EM UMA REGIÃO PERIFÉRICA: Uma análise sobre os seus efeitos no mercado de trabalho e na trajetória de motoristas por aplicativo no Rio Grande do Norte
PALAVRAS-CHAVES: Uber. Padrão das relações de trabalho no Brasil e no Nordeste. Rio Grande do Norte. Trajetórias de trabalho.
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Esta pesquisa se inscreve nos estudos referentes às atuais formas de trabalho e tem como objeto de análise a inserção da empresa-plataforma Uber, numa região historicamente marcada por um padrão de relações de trabalho precárias. A nossa análise consistiu na realização de um duplo esforço na problematização desse objeto: 1) a inserção da Uber no Brasil, na região Nordeste e no Rio Grande do Norte, e como têm se articulado as formas de controle e de gerência dessa empresa-plataforma ao padrão de relações de trabalho em tais espaços; 2) apreender as práticas e estratégias que vêm se estabelecendo pelos motoristas por aplicativo, sendo esta uma relevante dimensão para analisar os efeitos da disseminação de serviços mediados por aplicativos e a remodelagem que estes estão gerando sobre as condições de trabalho. Interessou-nos saber, fundamentalmente, quais são as implicações geradas pela inserção da Uber e de que maneira ela tem se articulado a um padrão de relações de trabalho estruturalmente precário e flexível como o existente no Brasil, notadamente, na região Nordeste. Este constituiu o problema central desta pesquisa. A nossa hipótese é de que o modelo de gerenciamento e a organização do trabalho da Uber, o qual tratamos como paradigmático no capitalismo de plataforma, têm atualizado, com tecnologias informacionais modernas, o padrão de relações de trabalho historicamente existentes no Brasil e na região Nordeste, conservando aspectos estruturantes, tais como a precarização, a flexibilização e, sobretudo, a centralidade da informalidade. Verificamos isso através do levantamento de dados socioeconômicos referentes a esses espaços e ao analisarmos a trajetória laboral de motoristas por aplicativo. Observamos e demonstramos, finalmente, que essa atualização não ocorre sem produzir tensões e novas contradições nas relações de trabalho.
Externo à Instituição - ARI ROCHA DA SILVA
Interno - 1380521 - MARCIO GOMES DE SA