PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: GABRIEL MAIA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIEL MAIA DE OLIVEIRA
DATA: 24/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: por videoconferência: meet.google.com/gzr-envy-qzn
TÍTULO: Jogos digitais de fantasia e a produção de comunidades morais.
PALAVRAS-CHAVES: Videogames; fantasia; comunidades imaginadas; sociologia da moral.
PÁGINAS: 176
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO: O presente trabalho se dedica a analisar videogames de fantasia comercial em seus aspectos que tocam as formas e experiencias de valores morais nos seus enredos e modos de jogar. Pensando nos jogos digitais do gênero de fantasia como ele existe comumente, que trazem aspectos da “magia” e da imaginação fantástica, e tendo em vista a história moralizante de contos de fadas e fantasias anglofalantes, esta pesquisa debate acerca da reprodução de valores morais nesses jogos; não apenas como textos ideológicos ou moralizantes, mas enquanto ações com teor moral. Foram selecionados três jogos em especial para a análise: Pillars of Eternity II: Deadfire, Pathfinder Wrath of the Righteous e The Witcher 3: Wildhunt. Os dois primeiros capítulos estabelecem as bases teóricas da discussão proposta, partindo de noções do jogo como ação de Alexander Galloway (2006) e do conceito de comunidades imaginárias de Benedict Anderson (2008), utilizando noções como as de “busca por excitação” de Dunning e Elias (2019). A segunda metade, nos capítulos 3 e 4, analisa-se os aspectos visuais, textuais e alguns aspectos mecânicos de jogos, debatendo suas implicações para a reflexão sobre cultura de massa e reprodução social de valores morais.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DANIEL NEVES ABATH LUNA
Externo à Instituição - NICOLE LOUISE MACEDO TELES DE PONTES
Interno - 2679192 - ROGERIO DE SOUZA MEDEIROS
Presidente - 1363922 - SIMONE MAGALHAES BRITO
Externo ao Programa - 1316406 - TERENCE MULHALL