PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)

Banca de DEFESA: THAYONARA MARINA DA SILVA SANTOS

DISCENTE: THAYONARA MARINA DA SILVA SANTOS
DATA: 21/11/2022
LOCAL: Por videoconferência (meet.google.com/yhi-ynfj-aos)
TÍTULO: Políticas de morte e Tecnologias de Sobrevivência: Estudo socioantropológico sobre o contexto pandêmico em territórios quilombolas da Paraíba, Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Quilombos; Covid-19; Agentes Comunitárias de Saúde; Tecnologias de Sobrevivência; Políticas de morte
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Esta pesquisa apresenta um estudo socioantropológico dos impactos provocados pela pandemia da Covid-19 em quilombos do estado da Paraíba, na interface das políticas de morte direcionadas à população negra no Brasil. Serão mapeadas algumas ações comunitárias em curso, as quais chamaremos de Tecnologias de Sobrevivência, que transitam na contramão das violências e precariedades, perceptíveis na realidade em que os quilombos estão inseridos. Priorizando narrativas de moradoras quilombolas e profissionais da saúde, sobre os desafios e cuidados na pandemia, conhecimentos ancestrais e outras estratégias de vida, a investigação foi dedicada à articulação comunitária em função da vida em territórios quilombolas do Alto Sertão e Litoral Sul da Paraíba, a partir de entrevistas e observações durante conversas informais em distintos momentos do trabalho de campo híbrido - presencial e remoto -, assim como a pesquisa de relatos de outros territórios quilombolas, partilhados em ambientes virtuais, compreendendo a igual relevância da circulação destas experiências e narrativas publicizadas, sobretudo no contexto de distanciamento social. O acionamento de práticas e estratégias autônomas, ações terapêuticas e tecnologias de sobrevivência diversas, amplamente direcionadas, foram apresentadas enquanto respostas emergenciais e eficientes à crise pandêmica vigente, considerando a má administração pública no Brasil em relação à contenção de seus impactos.
Presidente - 1177988 - EDNALVA MACIEL NEVES
Interno - 1889290 - MARINA MOGUILLANSKY