PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)

Banca de DEFESA: ALYSON THIAGO FERNANDES FREIRE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALYSON THIAGO FERNANDES FREIRE
DATA: 28/02/2023
LOCAL: Por videoconferência: meet.google.com/gya-jbkn-rxf
TÍTULO: Os dramas da mobilidade social: mal-estar, moralidade e classe.
PALAVRAS-CHAVES: Mobilidade social; Classe social; Experiência Moral; Emoções.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Esta tese investiga a experiência de mobilidade social ascendente a partir das conexões entre emoções, moralidade e classe social. Nesse sentido, ela está inserida em um conjunto de trabalhos contemporâneos em ciências sociais que tem se empenhado no avanço de uma abordagem multidimensional e qualitativa da mobilidade social, investigando-a a partir das experiências e representações subjetivas dos atores e dos efeitos dos deslocamentos sociais sobre diferentes aspectos de suas vidas cotidianas. A hipótese explorada ao longo da pesquisa consiste na ideia segunda a qual a experiência de mobilidade social é vivida e significada, do ponto de vista dos atores, como uma experiência afetiva e moralmente controversa, difícil e de crise. Suas implicações geram conflitos internos e tensões relacionais que, a um só tempo, afetam a relação dos indivíduos consigo mesmos e seu ajustamento aos ambientes sociais de origem e de destino e expõem suas preocupações normativas mais caras com os significados, julgamentos e avaliações morais de suas histórias de vida, identidades, pertencimentos, aspirações e merecimento. Abordo as trajetórias subjetivas de homens e mulheres com o objetivo de compreender não só uma economia afetiva da mobilidade social e suas “feridas ocultas” de classe mas os modos pelos quais os atores socialmente móveis tentam se apropriar de sua ascensão social, construindo e mobilizando narrativas e repertórios para atribuir significado moral e reivindicar valor àquilo que eles estimam e admiram com respeito a si mesmos e a suas histórias de vida. Como uma investigação empírica da experiência subjetiva de mobilidade social e de suas tensões internas e normativas, utilizo o procedimento das entrevistas em profundidade com perspectiva retrospectiva e biográfica e com ênfase na estratégia metodológica das narrativas de vida. O campo de interlocutores estudado é composto por trinta e seis indivíduos, residentes na cidade do Natal/RN e região metropolitana, e que podem ser descritos e se autopercebem como tendo vivenciado trajetórias de ascensão social, consideradas comparativamente em relação à escolaridade, ocupação e localização residencial dos seus pais. O quadro teórico-analítico construído adota,seguindo um esforço de complemento e de crítica mútua entre as perspectivas, as seguintes coordenadas teóricas: a praxiologia de Pierre Bourdieu, a sociologia dos momentos críticos de Luc Boltanski e Laurent Thévenot e a sociologia da moral e dos valores contemporânea em seu diálogo com a experiência de classe e das desigualdades, realizada, principalmente, por nomes como Michéle Lamont e Andrew Sayer.
Externo à Instituição - ALEXANDRE WERNECK
Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO FREITAS