PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)

Banca de DEFESA: ANGELA SILVA BARBOSA

DISCENTE: ANGELA SILVA BARBOSA
DATA: 29/08/2023
LOCAL: sala: http://meet.google.com/rgg-zedr-nsf
TÍTULO: O papel do sindicato rural no enfrentamento da violência doméstica e sexual contra mulheres
PALAVRAS-CHAVES: Sindicalismo Rural. Gênero. Violência Doméstica.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
SUBÁREA: Fundamentos da Sociologia
ESPECIALIDADE: Teoria Sociológica
RESUMO: Esta dissertação analisa a relevância da atuação das mulheres frente ao Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rural (STR), do munícipio de Queimadas - PB, no enfrentamento à violência doméstica e sexual contra mulheres residente na Zona Rural do município. Esta pesquisa é desenvolvida de forma qualitativa, buscando abranger a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e de campo, através de entrevistas. Nesta, estamos registrando e analisando as ações que vislumbre o empoderamento das mulheres vinculadas ao STR e como acontece o acesso as políticas públicas de enfrentamento, o atendimento a violência doméstica e sexual contra as mulheres, e se este contribui para o rompimento do ciclo da violência vivenciado por mulheres do território rural de Queimadas. Analisamos como o STR dialoga acerca das desigualdades de gênero e direitos das mulheres. Deste modo, este trabalho trata acerca da participação das mulheres nos sindicatos rurais como agentes de transformação social no enfrentamento a violência doméstica e sexual contra as mulheres.
Presidente - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 1487317 - MONICA LOURDES FRANCH GUTIERREZ