PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)

Banca de DEFESA: IVANA SILVA BASTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IVANA SILVA BASTOS
DATA: 30/08/2023
LOCAL: Auditório 412 CCHLA e videoconferência (https://meet.google.com/uyi-gxme-hgo)
TÍTULO: "DENTRO DA BARRIGA DA MINHA MÃE EU BEBIA VEGETAL": A VIVÊNCIA DAS CRIANÇAS NO MUNDO DE HOASCA
PALAVRAS-CHAVES: Religião; Chá Hoasca; Crianças; Participação.
ÁREA: Sociologia
RESUMO: O olhar científico sobre a criança vem atravessando consideráveis mudanças epistemológicas desde o início do século XX, continuando com os debates críticos que aconteceram a partir das décadas de 70 e 80, problematizando métodos e ética. Apesar do crescimento de pesquisas na área, as crianças continuam com pouca visibilidade científica, quando comparadas com temáticas adultocentradas. Nos estudos antropológicos e sociológicos, a invisibilidade é maior quando se trata de contextos religiosos e sua sociabilidade. Esta investigação busca observar crianças que frequentam um templo do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal – uma religião cristã e reencarnacionista – e que consomem ritualisticamente um chá psicoativo, denominado Hoasca ou vegetal, que é ingerido por sócios/as desta religião brasileira. O objetivo é entender o lugar social e ritual das crianças na União do Vegetal – UDV – tendo por base o processo de socialização religioso no Núcleo Conselheiro Salomão Gabriel, acompanhando as vivências do grupo infantil, verificando as atividades que são desenvolvidas com ele e examinando como as crianças são incluídas e se incluem nos rituais. As crianças hoasqueiras, como as nomeio no trabalho, acessam o espaço religioso acompanhando os pais, contudo a presença delas no ambiente vai além da religiosidade, já que se mostrou um espaço importante de interação social, construção de laços de amizade, brincadeiras e contato com a natureza. A análise é feita através da perspectiva êmica. Em relação a aspectos teórico-metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde predominam as técnicas da entrevista semiestruturada, principalmente com crianças, mas incluindo adultos, além da observação participante. Os desenhos também vem sendo uma ferramenta relevante na coleta de dados entre crianças. Os resultados apresentam uma prática religiosa centrada na família e na hierarquia, sem que a criança possa ocupar um lugar nela. Apesar de não ter papel nos ritos, é uma religião muito aberta às crianças, elas têm participação ativa principalmente porque, ainda que não possam estar presentes em todas as sessões, participam de alguns rituais e os adultos são orientados a atendê-las quando elas querem beber o chá ritualisticamente, reconhecendo e levando em consideração o seu querer. A socialização é via de mão dupla, o grupo infantil se insere e é inserido na prática religiosa. Tanto a percepção da religiosidade quanto a socialização são evidenciadas pela tríade pares-brincadeira-natureza. A vivência do grupo infantil entre pares se diferencia na UDV por essa ligação direta com o mundo natural, que tem relevância tanto na vida social quanto em relação à religiosidade, já que a natureza é considerada sagrada. A faixa etária dos principais colaboradores/as está entre 4 e 11 anos e o grupo soma um total de 13 meninas e meninos.
Presidente - 1679884 - FLAVIA FERREIRA PIRES
Interno - 1287701 - ADRIANO AZEVEDO GOMES DE LEON