PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
83

News


Banca de DEFESA: MARIA EDUARDA PEREIRA LEITE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA EDUARDA PEREIRA LEITE
DATA: 12/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: UFPB - Campus 1
TÍTULO: “ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO NEOLIBERAL: Uma análise do Programa de Educação Integral da Paraíba”
PALAVRAS-CHAVES: escolas em tempo integral; políticas educacionais; Programa de Educação Integral na Paraíba; neoliberalismo.
PÁGINAS: 257
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Em 2016 foi implantado, no Estado da Paraíba, o Programa de Educação Integral, instituindo o ensino médio de tempo integral nas escolas da rede pública do Estado. Esta política pública, apesar de apresentar um relativo sucesso, traz contradições, na medida em que está envolta em redes de relações de poder, dando margens para compreensões de diferentes ordens. O objetivo desta tese, portanto, é investigar como as políticas públicas educacionais de promoção do ensino de tempo integral contribuem para a formação dos estudantes, a partir de uma perspectiva neliberal. Nesse sentido fez-se necessário compreender, a partir da dinâmica de uma escola da rede estadual, como o Estado da Paraíba, por meio do Programa de Educação Integral, busca formar seus estudantes, dentro dessa perspectiva neoliberal, a partir da ideia de protagonismo, autonomia, flexibilidade e inovação curricular e de gestão. Tendo esse objetivo como norteador, realizamos pesquisa bibliográfica e documental, bem como observações de campo e entrevistas com professores, alunos, gestores e responsáveis pelo projeto em nível regional. A partir dos dados colhidos, a pesquisa demonstrou que a implantação do Programa de Educação Integral da Paraíba significou, em vários aspectos, um aprofundamento da visão empresarial da educação, através da parceria do Estado com entidades do setor privado para a implantação da política, demonstrando que o papel do Estado na relação entre educação e desenvolvimento é o de mediar essa relação através de medidas que visem garantir a reprodução do capital, ou seja, o estado articula e conduz políticas públicas, incluindo as educacionais, a partir dos pressupostos da lógica do setor privado, institucionalizando as diretrizes oriundas da agenda empresarial. Também foi possível observar que os discursos presentes nos documentos oficiais, utilizam-se de termos que remetem a um ideário inovador e de emancipação, todavia, quando analisamos os dados a partir de uma perspectiva sociológica crítica, observamos que os mesmos reforçam as armadilhas neoliberais de meritocracia que responsabiliza e culpabiliza os jovens por seus próprios destinos, afastando o Estado de suas responsabilidades constitucionais e de uma educação verdadeiramente emancipadora que possibilite uma identidade autônoma. Demonstramos ainda que, a implantação do Programa de Educação Integral, ao atender as demandas oriundas do neoliberalismo, implicou em um processo de desqualificação da Educação Integral, na medida em que reduziu a formação escolar ao atendimento das demandas imediatas das relações de produção capitalistas contemporâneas. Por fim, destacamos que a ideia de educação integral presente no Programa de Educação Integral da Paraíba, conduz à desarticulação da educação como um direito social em favor de uma ideia economicista da formação humana que contemple toda sua diversidade, em favor da construção de um sujeito neoliberal.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Externo à Instituição - MARI CRISTINA DE FREITAS FAGUNDES
Presidente - 2679192 - ROGERIO DE SOUZA MEDEIROS
Interno - 1363922 - SIMONE MAGALHAES BRITO
Externo ao Programa - 1316406 - TERENCE MULHALL