PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: LUDMILA PATRIOTA GUEDES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUDMILA PATRIOTA GUEDES
DATA: 20/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Da persistência do teatro crítico e épico-dialético brasileiro: O "Material Fatzer", de Bertolt Brecht, pelo Coletivo de Teatro Alfenim
PALAVRAS-CHAVES: Sociologia do Teatro; Teoria Crítica; Bertolt Brecht e Teatro Épico-Dialético; Teatro Épico-Dialético no Brasil; Coletivo de Teatro Alfenim
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Esta pesquisa visa a compreender a persistência e as transformações de perspectivas críticas de emancipação e utopia na arte, especialmente no teatro brechtiano e no teatro épico-dialético brasileiro contemporâneo. Seu objeto central é o estudo de "Desertores" (2019), experimento teatral do Coletivo de Teatro Alfenim, de João Pessoa-PB, baseado no "Material Fatzer", de Bertolt Brecht. O "Material" constitui-se de um conjunto de fragmentos escritos entre 1926 e 1931, que dariam corpo à peça inacabada "O declínio do egoísta Johann Fatzer". Nele Brecht tornou constitutivos da obra incompleta a relação entre espera e ação, os dilemas relativos ao indivíduo e à coletividade, a falência do processo revolucionário socialista alemão no contexto pós-Primeira Guerra e colocou em perspectiva os seus próprios modelos do teatro épico e das peças de aprendizagem. Diretamente relacionado ao contexto da redemocratização brasileira e do momento de retomada, nos anos 1990, do teatro épico-dialético no Brasil, e em face das inovações formais que se colocam para o teatro épico desde então, o Coletivo Alfenim, por sua vez, se insere na tradição de teatro crítico no Brasil. O terreno de experimentação de "Desertores", encenado a partir de 2018, se alimenta do jogo de forças políticas e classistas que culminou na eleição de um candidato de extrema direita no refluxo do golpe de 2016, guardando relações temáticas e possibilidades formais em associação com as que Brecht se defrontava quando escrevia o "Material Fatzer", como a aliança entre liberais e extremistas conservadores, que culminou no totalitarismo. Assim, a produção artística se vê orientada pela emancipação, pela crítica contra as formas de dominação, em um contexto de mais uma reação conservadora ao aprofundamento da democracia no Brasil. Visando compreender as características desta prática artística, em articulação com os processos sociais, acrescentamos outras peças de vertente épico-dialética e inseridas no contexto do pós-golpe de 2016 que formam com "Desertores" uma configuração específica. Desta análise, visamos extrair uma compreensão sobre os alcances, impasses e transformações de uma arte emancipatória no contemporâneo. A problemática geral possui, portanto, uma dimensão teórica e visa perceber transformações e permanências de categorias estéticas em práticas artísticas. Mobiliza, assim, um referencial teórico diverso. No que se refere à problemática, aborda problemas imanentes ao teatro para perceber esses movimentos, problemas relativos à própria teoria do teatro, teoria literária e à crítica cultural; até os que se referem a movimentos teóricos internos à teoria crítica e contemporânea que interferem nessas transformações, como também a crítica anticolonial. Na análise das peças de teatro, a pesquisa também se vale, além da dramaturgia e encenação, da observação e da entrevista, onde está presente o acompanhamento de ensaios e o estudo do processo da releitura do "Material Fatzer" pelo Coletivo Alfenim.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GILBERTO FIGUEIREDO MARTINS
Interno - 2425306 - MIQUELI MICHETTI
Presidente - 1363922 - SIMONE MAGALHAES BRITO