PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)

Banca de DEFESA: MAXIMILIANO PABLO GIORGINI

DISCENTE: MAXIMILIANO PABLO GIORGINI
DATA: 27/02/2024
LOCAL: https://meet.google.com/twh-tjyg-etb
TÍTULO: A percepção masculina da violência no contexto dos relacionamentos afetivo-sexuais e seus recortes interseccionais.
PALAVRAS-CHAVES: Masculinidades, Violência de Gênero, Contextos Afetivo-sexuais.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO: A violência de gênero é uma circunstância descrita por alguns autores, como um dos fenômenos sociais mais democráticos que assolam as sociedades contemporâneas, é um acontecimento presente em todos os segmentos sociais que não distingue raça, etnia, religião, grupos de idade, classes sociais ou qualquer outro marcador social da diferença. É neste contexto que se insere nossa pesquisa, que é um estudo sobre as percepções masculinas da violência que se produzem a partir dos relacionamentos afetivo-sexuais cisgêneros heterossexuais. Nosso objetivo geral foi analisar as reflexões e práticas que constroem e desenvolvem os homens cisgêneros, pertencentes aos setores populares, surgidas em função desses relacionamentos, utilizando como unidade de análise empírica o bairro recifense de Água Fria. O percurso teórico- metodológico do trabalho, foi efetuado a partir de uma abordagem socioantropológica interpretativa, interseccional e descolonial, de caráter etnográfico, deste modo, utilizamos os recursos do método de pesquisa qualitativo, como as entrevistas semiestruturadas e as observações participantes. O trabalho de campo foi efetuado de forma simultânea com informações concernentes às pesquisas que abordam problemáticas similares à nossa, procurando um diálogo reflexivo entre estas investigações e nosso trabalho. Entre os achados que consideramos relevantes, encontram-se em primeiro lugar, o fato que para nossos sujeitos de estudo, os relacionamentos afetivo-sexuais construídos na atualidade são caracterizados de formas pejorativas, em relação aos relacionamentos concebidos em épocas passadas, os quais são descritos positivamente e romantizados; em segundo lugar, que os modos de significar a masculinidade e a feminilidade nestes contextos, continuam sendo de acordo com paradigmas tradicionais, onde cada gênero desenvolve funções específicas. Os homens são os provedores dos recursos da família e as mulheres ocupam-se dos labores do lar; e finalmente, o terceiro fato que consideramos relevante neste trabalho, é que para nossos entrevistados a violência nas relações afetivo-sexuais é um fenômeno bidireccionado, caracterizado por agressões físicas, verbais e psicológicas que partem de ambos gêneros.
Externo ao Programa - 1550199 - FABIO BEZERRA DOS SANTOS
Presidente - 1565100 - MARCELA ZAMBONI LUCENA