PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: ARTUR BARBOSA LIMA MAIA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARTUR BARBOSA LIMA MAIA
DATA: 16/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/pxj-umri-yxc
TÍTULO: DIVULGAÇÃO PUBLICITÁRIA E DISPUTAS MIDIÁTICAS
EM TORNO DO PARQUE ECOLÓGICO SANHAUÁ E DO PROGRAMA JOÃO
PESSOA SUSTENTÁVEL
PALAVRAS-CHAVES: PUBLICIDADE; JOÃO PESSOA; PARQUE ECOLÓGICO
SANHAUÁ; PROGRAMA JOÃO PESSOA SUSTENTÁVEL; DISCURSO DO
DESENVOLVIMENTO; MÍDIAS SOCIAIS
PÁGINAS: 100
RESUMO: Este trabalho busca problematizar os discursos publicitários de
divulgação e de legitimação do Parque Ecológico Sanhauá (PES) e do
Programa João Pessoa Sustentável (PJPS) e sua relação com discursos
midiáticos, construídos e compartilhados em mídias sociais digitais, de
parte da população atingida por esses projetos urbanos. Discute-se as
políticas de significação, as lutas no discurso, em torno desses projetos
urbanos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), levando em
conta as relações entre o discurso oficial, representado centralmente pela
publicidade audiovisual da Prefeitura, e os discursos extraoficiais
disseminados principalmente através do Instagram pelos perfis da
Associação de Mulheres do Porto do Capim e do S.O.S 8 Comunidades.
O cerne dos conflitos em torno desses dois projetos está na previsão de
expulsão/ remoção forçada de parte da população de algumas localidades
de João Pessoa. A pesquisa que permitiu a escrita do trabalho se baseou
na identificação dos principais elementos discursivos, do ponto de vista
formal e de conteúdo, da rede de significados, que constituem as
divulgações publicitárias do Parque Ecológico Sanhauá e do Programa
João Pessoa, bem como na identificação das características dos
discursos midiáticos de parte da sociedade civil atingida por tais projetos
urbanos acerca de suas posições sobre o PES e o PJPS. Entende-se que
as disputas urbanas em torno do PES e do PJPS se apresentam como
uma intricada e desigual guerra de imagens midiáticas. Enquanto a PMJP
investe milhões de reais por ano em publicidade institucional, com
contratos que envolvem agências de publicidade, produtoras, veículos de
comunicação e compartilhamento de conteúdo através de diversos meios
de comunicação, a exemplo de televisão, rádio, outdoors e internet, isto
é, com uma lógica empresarial de produção discursiva e grande poder de
alcance, a parcela da sociedade civil impactada se comunica de forma limitada, em termos de recursos financeiros investidos e de divisão social
do trabalho, tendo como consequência, entre outras coisas, um alcance
bastante restrito. Nesse contexto, compreende-se que a publicidade tem
sido utilizada como arma de guerra no esforço de reeditar discursos do
desenvolvimento em contextos locais. A publicidade da PMJP toma parte
do universo dos agenciamentos institucionais por meio do qual se
buscaria construir um certo consentimento quanto a formas de
imaginário, de pertencimento e aos rumos das transformações urbanas.
Do ponto de vista das significações propagadas pela PMJP em torno do
PES e do PJPS, desenvolvimento, sustentabilidade urbana e
ambiental, revitalização, valorização, qualidade de vida, turismo,
mudança, conexão entre passado, presente e futuro e cuidado
foram alguns dos elementos encontrados. Parte da população atingida
pelos projetos tem se apropriado de alguns desses significados, dando-
lhes outros sentidos, de modo a legitimar a sua permanência no território.
Além disso, também tem elaborado outros sentidos sobre os projetos em
questão, sobre a localidade onde vivem e sobre a cidade de João Pessoa.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - NICOLE LOUISE MACEDO TELES DE PONTES
Presidente - 2679192 - ROGERIO DE SOUZA MEDEIROS
Interno - 1363922 - SIMONE MAGALHAES BRITO