PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO SANTIAGO COUTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO SANTIAGO COUTO
DATA: 28/02/2024
LOCAL: https://us02web.zoom.us/j/81339940303?pwd=bXhCRXBWMG5UMWlRQ0FKS2diUFRuUT09
TÍTULO: A UBERIZAÇÃO SEM FRONTEIRAS: uma análise Brasil e México sobre as implicações do capitalismo de plataforma nas relações de trabalho
PALAVRAS-CHAVES: Capitalismo de plataforma, Neoliberalismo, Uber, empreendedorismo, trabalhadores
RESUMO: O capitalismo de plataforma, tendo como modelo a empresa Uber, ancora-se em um processo de plataformização da economia que imbrica financeirização e empreendedorismo, discurso, esse, neoliberal defendido pela empresa. O capital, através da Uber, tem intensificado sua ofensiva ideológica junto à classe trabalhadora, principalmente reforçando o discurso de que os trabalhadores seriam, na verdade, empreendedores. O empreendedorismo se conforma como opção ao combate à crise do assalariamento, substituindo comumente o termo empregabilidade. Estimula-se ideologicamente o auto emprego e, assim, tentam moldar sociedades segundo o ethos neoliberal do indivíduo empreendedor. A relação dos trabalhadores com essas empresas plataformas implica uma nova forma de controle, gerenciamento e organização no mundo do trabalho, por isso, torna-se relevante pesquisar como se dão estas relações dos trabalhadores de plataformas digitais, especificamente da empresa plataforma Uber, no Brasil e México. Assim sendo, investigar as regulações trabalhistas, condições de trabalho e formas de ação dos trabalhadores dessa plataforma tanto no Brasil quanto no México se apresenta como uma oportunidade ímpar para contribuir para pesquisas no campo da Sociologia do Trabalho e ajudar compreender e transformar as novas configurações do trabalho e seus impactos políticos, econômicos e sociais para milhares de trabalhadoras e trabalhadores que possuem sua reprodução alterada e ressignificada por esse processo que estamos vivenciando. Nosso objetivo é fazer uma análise dos trabalhos mediados por esta empresa. O foco, por conseguinte, desta pesquisa é investigar os trabalhadores da Uber tanto no Brasil quanto no México e compreender como eles vivenciam suas experiências de trabalho, ou seja, suas histórias enquanto condutores e condutoras da Uber. Apresentando, assim, as convergências e divergências destas relações, as vantagens e desvantagens mediadas pelos contextos sócio-históricos e sociopolíticos nesses dois países. Portanto, a pesquisa visa buscar apreender como esse fenômeno se expressa, comparativamente, nos dois principais países da América Latina e como essa nova modalidade de organização produtiva e do trabalho é apreendida pelos trabalhadores, levando em conta as características históricas da formação do mercado de trabalho na região.
Externo à Instituição - MARIA APARECIDA DA CRUZ BRIDI
Interno - 2276902 - MAURICIO ROMBALDI