PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: IOLIVALDA LIMA ESTRÊLA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IOLIVALDA LIMA ESTRÊLA
DATA: 17/04/2024
LOCAL: https://meet.google.com/ntq-tuwz-ikk
TÍTULO: Influenciadores Digitais do Trabalho (IDTs): entre precariedade e precarização
PALAVRAS-CHAVES: influenciadores digitais. redes sociais. precariedade. precarização. fabricação de trabalhadores.
RESUMO: A pesquisa “Influenciadores Digitais do Trabalho (IDTs): entre precariedade e precarização” é um convite para pensar o trabalho precário contemporâneo a partir de duas perspectivas indissociáveis, uma material e outra simbólica. Isso requer que se compreenda antes, a diferenciação entre precariedade e precarização, dada a sua importância no debate acerca das dinâmicas de reprodução capitalistas contemporâneas e suas formas de legitimação, as quais parecem relacionadas com a prática desses influenciadores. São categorias alinhadas ao tema deste estudo, a dizer, uma velha precariedade que se combina a um contínuo processo de precarização para configurar a contemporaneidade do trabalho. Nesse sentido, enquanto a precariedade, objetivamente e estruturalmente pensada, diz respeito à insegurança geral do trabalho, a precarização compreende um processo permanente de legitimação, dado por mecanismos e agentes de mediação simbólica, capazes de operar a estruturação de disposições de engajamento (participação ativa) no mundo do trabalho, que bem favorecem a ordem capitalista. Dessas noções, a investigação em tela é direcionada a um grupo de vinte e seis influenciadores digitais atuantes na área de recursos humanos, quer dizer, um grupo que compartilha de certas crenças e práticas relacionadas ao mundo do trabalho e que age como mediador simbólico na disseminação de certas disposições para o trabalho. Não raro, esses influenciadores exercem a atividade sem quaisquer garantias trabalhistas, salário ou jornada definida, o que supõe trabalho precário, ao mesmo tempo em que agem na formação de esquemas de percepção, apreciação e ação, o que supõe uma participação no processo mais geral de precarização. A teoria que orienta esse estudo é de matriz bourdieusiana, dada a necessidade de compreender “o jogo em seu conjunto” - como diria Bourdieu - para então explorar a atuação de IDTs e sua posição no mercado em relação à produção e reprodução do trabalho precário. Partindo da premissa de que seria preciso desvendar a formação dos seus esquemas de percepção, julgamento e ação, num primeiro momento analisamos os perfis digitais dos integrantes do grupo, a partir das redes sociais Linkedin e Instagram, com registros de gênero, localização territorial e formação profisisonal; de conteúdos postados (textos, imagens e áudios) e de métricas de relevância (número de seguidores e taxa de engajamento). Na sequência, utilizamos a metodologia análise de trajetórias, a partir de entrevistas em profundidade, com alguns desses influenciadores, no intuito de compreender as disposições para o mundo do trabalho contemporâneo, bem como, formas específicas de dominação simbólicas presentes em sua atuação. As análises preliminares de seus perfis digitais evidenciaram performances e traços de pensamento, voltados à "fabricação de trabalhadores", a partir do incentivo ao empreendedorismo e a empregabilidade, como estratégias possíveis ao enfrentamento do desemprego, o que é compatível com pressupostos de legitimação simbólica alinhados ao processo mais geral de precarização.
Externo à Instituição - MARIA APARECIDA DA CRUZ BRIDI
Presidente - 2276902 - MAURICIO ROMBALDI