PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

Not informed

Banca de DEFESA: DJAMERE DE SOUSA BRAGA LEITE

DISCENTE: DJAMERE DE SOUSA BRAGA LEITE
DATA: 31/07/2019
LOCAL: PPGDH
TÍTULO: MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA PÚBLICA À LUZ DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: EMPODERANDO(-SE) PELO DIÁLOGO.
PALAVRAS-CHAVES: Diálogo. Educação em Direitos Humanos. Empoderamento. Mediação de conflitos.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O objetivo deste trabalho e analisar, a luz Educacao em Direitos Humanos, a mediacao transformativa de conflitos por mediadores sociais de uma escola publica em Fortaleza- CE, no tocante ao empoderamento dos sujeitos atraves do dialogo, para responder a duas perguntas centrais: diante dos conflitos ocorridos na escola, quais os efeitos da Mediacao Transformativa Escolar? A mediacao fomentou uma cultura de dialogo e propiciou o empoderamento da comunidade escolar? A abordagem metodologica adotada foi qualitativa e se adotou, como estrategia de pesquisa o estudo de caso. Para o levantamento dos dados utilizou-se de entrevistas, grupo focal, pesquisa documental e diario de campo. Quanto ao tratamento, as entrevistas e o grupo focal tiveram seus registros em audio transcritos literalmente e os documentos da escola foram integralmente lidos e fotocopiados. As anotacoes do diario de campo foram manuscritas e utilizadas como memoria da pesquisa. Para responder as questoes de pesquisa, analisaram-se experiencias em uma escola publica no Ceara que lidava, a epoca da coleta de dados, com a mediacao de conflitos, de modo a estabelecer, por essa via interventiva, segundo a interpretacao aqui desenvolvida, uma educacao em e para os Direitos Humanos. Analisou-se como, atraves da mediacao, processos de resolucao de conflitos conduziram a dialogicidade e ao empoderamento dos seus participantes, como preveem as diretrizes politicas e educacionais de uma educacao voltada para os Direitos Humanos. Presumindo-se que uma dissertacao no campo dos Direitos Humanos deva colaborar com processos que concorrem para a dignidade da pessoa humana, observou-se que esse metodo pacifico de resolucao de conflitos tornou-se politica publica na escola quando se verificou que as estrategias de seguranca publica tradicionais em face da questao da violencia, nao surtiam os efeitos desejados. Assim, apesar de todo esforco para a implantacao de uma cultura de paz no Estado do Ceara, os conflitos que convergem para atos violentos ainda chegam a escola, que, bombardeada intra e extramuros, precisa desenvolver estrategias de sobrevivencia local. Nesse contexto, a historia das politicas publicas para prevenir/gerenciar conflitos no contexto cultural brasileiro evidenciou ser a mediacao um modo mais eficaz e educativo. Na escola pesquisada, a percepcao dos conflitos manteve-se, mas a forma de supera-los tornou-se mais educativa: a mediacao entre pares, que, como mostram os dados de entrevistas, grupo focal e observacoes, aperfeicoou os meios de resolucao dos conflitos. Por isso, o empoderamento e o protagonismo estudantil foram percebidos nos achados dessa pesquisa, pois os adolescentes participantes do caso de mediacao escolar demonstraram mudancas internas e externas. Na analise de um caso de mediacao horizontal, reconheceu-se o empoderamento pelo dialogo, uma vez que os mediadores proporcionam as partes voz no processo de resolucao, incentivando-as a chegarem a um acordo, trazendo, por conseguinte, uma melhora no clima escolar e na convivencia. Percebe-se tambem que, na atividade de mediadores, discentes exercem seus papeis como cidadaos ativos, conscios de que sao sujeitos de direito, a partir do momento que se conhecem e reconhecem no outro a extensao do dano causado, o foco nao esta no conflito em si, mas nos sujeitos nele envolvidos .Desse modo, a mediacao transformativa de conflitos escolares, cujo foco recai da recomposicao das relacoes humanas, concatena-se com a educacao em direitos humanos, uma vez que proporciona processos dialogicos, diminui o autoritarismo do poder verticalizado existente e gera empoderamento dos sujeitos como cidadaos ativos.
Presidente - 252653 - FERNANDO CEZAR BEZERRA DE ANDRADE
Externo à Instituição - HILDERLINE CÂMARA DE OLIVEIRA