PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIAKIN RAMOS MOURA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIAKIN RAMOS MOURA DA SILVA
DATA: 04/12/2020
LOCAL: Plataforma online
TÍTULO: . O “lugar” da educação em Direitos Humanos no Ensino de História: um olhar sobre os manuais didáticos pós-BNCC
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História. Direitos Humanos. Livros didáticos
RESUMO: O ensino de história é uma das disciplinas do componente curricular escolar brasileiro, tendo por objetivos a formação do senso crítico e a conscientização política e cidadã do público discente na sua vida em sociedade. Todavia, essa disciplina, quando analisada de maneira pormenorizada, também pode contribuir para a construção de uma educação em direitos humanos no ambiente escolar, visto que a educação em direitos humanos, mesmo hoje, é trabalhada de forma fragmentada neste espaço, acarretando na construção estereotipada do que são os direitos humanos, como também, da própria educação em direitos humanos. Não obstante, quando lançamos o nosso olhar sobre o discurso dos Direitos Humanos nos livros didáticos, de forma pormenorizada, essa definição pode sofrer uma considerável variação, acarretando o aumento da incompreensão sobre os Direitos Humanos. Diante disso, a necessidade de se analisar o lugar desse discurso nos livros de história pode contribuir para a uma compreensão da realidade entre a teoria e a prática acerca dos Direitos Humanos. Não obstante, o ensino de história pode abrir caminhos para uma sedimentação de uma educação em direitos humanos no espaço escolar, contribuindo na desconstrução de rótulos e estereótipos teórico-conceituais sobre os direitos humanos e sobre a educação em direitos humanos. Nesse sentido, nossa fundamentação teórica irá se amparar nos conceitos de Jörn Rüsen (2001) sobre ensino de história e conscientização histórica, bem como os conceitos de Giuseppe Tosi (2018) e Vera Lúcia Candau (2007) sobre o que são os direitos humanos e a educação em direitos humanos, respectivamente. À luz do exposto, iremos analisar como o ensino de história, mediante a uma análise do discurso dos Direitos Humanos nos livros didáticos elaborados após a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pode servir para uma educação em direitos humanos no ambiente escolar. Para isso, iremos analisar os livros didáticos de História das escolas cidadãs integrais do Estado da Paraíba, assim como as diretrizes jurídicas educacionais, relacionam o ensino de história e a educação em direitos humanos. Tendo como amparo teórico-metodológico as formulações de Laurence Bardin (1977) e Roger Chartier (1988) a respeito da análise de conteúdo. As respectivas análises serão organizadas em relatório de pesquisa componente à dissertação que se pretende construir.
Presidente - 1460077 - SUELIDIA MARIA CALACA
Interno - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE