PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATHEUS RODRIGUES
DATA: 15/12/2020
LOCAL: SALA VIRTUAL
TÍTULO: IDENTIDADES (TRANS)VIADAS: EXISTÊNCIAS BANIDAS E A LUTA CONTRA AS VIOLAÇÕES NATURALIZADAS
PALAVRAS-CHAVES: Identidade. Transexual. Banimento. Violações.
RESUMO: isparidades constatadas entre os indivíduos cisgêneros e os que não se adéquam ao padrão estabelecido socialmente, como o caso dos/das transexuais, demonstradas nos âmbitos legal e social, refletem em suas experiências de opressão. A forma como a sociedade é organizada estabelece uma estrutura de violência em que pessoas transexuais terão de lidar com a falta de respeito à sua dignidade no acesso aos direitos e à inserção social. Considerando esses pressupostos, este estudo analisará as repercussões do direito ao nome social e da retificação de nome e de gênero para o/a transexual, sob a ótica dos Direitos Humanos, como mecanismos atenuadores dos processos discriminatórios. A pertinência Este estudo é pertinente devido ao fato de denunciar a violência e de conferir visibilidade aos transexuais, trazendo à tona a realidade de preconceitos vivenciados cotidianamente por esses indivíduos cuja qualidade de vida é afetada nas mais diversas perspectivas possíveis. A pesquisa será de abordagem qualitativa, de caráter exploratório a partir do método indutivo, com revisão bibliográfica fundamentada em autores como Foucault (1979, 2002), Butler (2019), Miskolci (2012), Hall (2009, 2016), Bento (2006), entre outros, e utilizará a Constituição, o Código Civil e os dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais - ANTRA. Será feita uma pesquisa de campo, com entrevista semiestruturada, no Centro Estadual dos Direitos de LGBT e Enfrentamento à LGBTfobia, localizado no município de Campina Grande - Paraíba. Os sujeitos entrevistados serão os/as transexuais atendidos pelo Espaço, que visam realizar os procedimentos de retificação e/ou de documentação do nome social. Espera-se, com os resultados da pesquisa, contribuir para promover discussões acadêmicas e sociais sobre o assunto abordado e contribuir para que as pessoas compreendam bem mais a transexualidade e os aspectos a serem superados que se veem na contramão pelos diversos tipos de violência, o que, certamente, incorrerá em ganhos enriquecedores para a história de luta do/da transexual.
Presidente - 1779954 - LUZIANA RAMALHO RIBEIRO
Interno - 1683652 - ANTONIO MANOEL ELIBIO JUNIOR