PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: ADSON MATHEUS LUCAS SIQUEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADSON MATHEUS LUCAS SIQUEIRA
DATA: 10/03/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Vídeo Conferência
TÍTULO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: um estudo sobre os Grupos Temáticos da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação - ANPED
PALAVRAS-CHAVES: Educação em Direitos Humanos - Educação de jovens e adultos - Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação – ANPED - Pedagogia Paulo Freire
PÁGINAS: 55
RESUMO: A presente pesquisa propõe-se a analisar os desafios e perspectivas da educação em direitos humanos no contexto da educação de jovens e adultos através do estudo sobre os grupos temáticos da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação - ANPEd. Para tal, adotaremos a concepção de educação pela perspectiva teórica de Paulo Freire, que objetiva libertar o indivíduo de injustiças e da realidade opressiva através da conscientização. Os educandos e educandas integrantes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos tiveram o direito à educação infringido uma vez que não conseguiram alfabetizar-se ou concluir seu processo de escolarização na idade própria. A Educação em Direitos Humanos possibilita aos educandos e educandas da Educação de Jovens e Adultos uma nova visão sobre os Direitos humanos, levando-os/as a perceberem que tais direitos contribuem para o conhecimento de sua dignidade e de sua condição de sujeitos de direito. O primeiro capítulo será composto por reflexões acerca da educação de jovens e adultos, tratando brevemente de seu desenvolvimento histórico dentro do contexto do direito humano à educação. O segundo capítulo explorará sobre como a educação em direitos humanos possibilita novas perspectivas educativas capazes de debruçarmos sobre as questões sociais. O terceiro capítulo considerará as contribuições do pensamento Freireano no pensar os desafios e perspectivas da educação em direitos humanos no contexto da educação de pessoas jovens, adultas e idosas. Já o quarto capítulo tratará da análise sobre os trabalhos apresentados no o gt educação de jovens e adultos da ANPEd e suas contribuições para o sentir, pensar e agir no campo da educação em direitos humanos nos espaços da EJA. Adota-se uma abordagem qualitativa, os instrumentos para a geração dos dados é a pesquisa bibliográfica e documental e os dados serão analisados a luz do conjunto de técnicas denominadas de análise de conteúdo. Com o esgotamento da pesquisa, traçar-se-á apreciações conclusivas acerca das questões apresentadas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1555100 - ALEXANDRE MAGNO TAVARES DA SILVA
Interno - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE
Externo ao Programa - 1813891 - QUÉZIA VILA FLOR FURTADO